IV Curso de Extensão em Coleta Sanguínea e Dosagens Bioquímicas: Procedimentos e Técnicas de Laboratório

• Data(s): 09 a 30/08/2022 (todas as terças)
  • Horário(s): 13:00 às 18:00
  • Local: Salas e laboratórios do UniRios
  • N° de vagas: 30
  • Certificação: 40 horas

Valor da inscrição

Estudante do UniRios R$ 50,00
Egresso do UniRios R$ 50,00
Estudante Externo R$ 100,00
Profissional R$ 100,00

Pagamento no cartão de crédito*, débito ou boleto bancário

*Haverá incidência de encargos financeiros nos pagamentos parcelados, cobrados pela operadora.

Do valor do curso

O valor do curso é de R$50,00 para estudantes do UNIRIOS e R$100,00 para alunos externos e demais profissionais da saúde. O pagamento será a vista. No valor do curso, está incluído o material didático.

São pré-requisitos obrigatórios:

1. Caso seja aluno do UniRios, deve estar atualizado com suas obrigações financeiras (mensalidades) junto à Instituição;
  2. Ter disponibilidade de tempo para o turno pleiteado na ficha de inscrição;
  3. Aluno do UniRios deve se inscrever para o turno oposto à graduação em que se encontra matriculado ou se houver compatibilidade.

1. Noções básicas de biossegurança
  2. Recepção do paciente
  3. Coleta sanguínea
    • Procedimentos técnicos corretos;
    • Sequencias de tubos corretos;
    • Erros pré-analíticos, analítico e pós-analítico.
    • Descarte de amostras biológicas e lixo comum.
  4. Introdução a Bioquímica Clínica
  5. Métodos analíticos
  6. Dosagens bioquímicas
    • Glicose;
    • Colesterol total e frações;
    • Triglicerídeos;
    • AST/ALT;
    • Fosfatase alcalina;
    • Creatinina;
    • Ureia
  7. Interpretação dos exames bioquímicos;
  8. Liberação dos laudos conforme valores de referências.

Informações Gerais

• As aulas para o referido curso acontecerão do dia 09 de agosto ao dia 30 do mesmo mês, sempre as terças. Serão realizados, das 13:00 às 18:00, em salas e laboratórios do Centro Universitário do Rio São Francisco - UNIRIOS.
  • As aulas serão teórico-práticas de 10 horas semanais, com algumas atividades de extensão para complementação da carga horária.
  • Observar atentamente o cronograma de aulas.
  • O cronograma e o local das aulas, por motivos de força maior, poderão ser alterados. No entanto, será previamente comunicado a todos os participantes caso a mudança seja necessária.
  • Para receber o certificado o aluno deve participar das atividades propostas, interagindo no grupo com aproveitamento mínimo de 75% da carga horária.