Prezados estudantes, pesquisadores, professores e comunidade,

Estes são os Anais do I Simpósio de Pesquisa Científica do GPIS (I SIMPEC), promovido pelo Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS), realizado pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (GPIS) e pela Coordenação do curso de bacharelado em Enfermagem, no período de 25 a 27 de novembro de 2020, em Paulo Afonso – BA, de forma on-line.

O I Simpósio de Pesquisa Científica do GPIS (I SIMPEC), surgiu como uma proposta de fomento e divulgação das pesquisas científicas dos estudantes do curso de Bacharelado em Enfermagem do UNIRIOS, ao qual o nosso grupo de pesquisa está vinculado.

O SIMPEC proporcionou um ambiente de troca de saberes e práticas na área da saúde, contando com apresentações de trabalhos científicos, minicursos, palestras e mesas-redondas, onde ciência e práxis assistenciais se uniram.

Com isso, o objetivo principal da I SIMPEC foi propiciar a comunidade acadêmica e geral, um espaço científico de debate e busca de novos conhecimentos, e aprofundamento dos temas referentes a pesquisa científica e seus impactos na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

A todos agradecemos a confiança e apoio.

Espero que tenham satisfação em participar deste grandioso evento, lendo os trabalhos apresentados e tendo aproveitado ao máximo a rica programação científica e a oportunidade de compartilhar conosco momentos ímpares de aprendizagem.

Os trabalhos apresentados foram divididos nos seguintes eixos: Saúde Coletiva e Doenças Infectocontagiosas; Meio Ambiente, Saúde e Sociedade e Metodologias Inovadoras em Educação, Tecnologia e Saúde. Após o parecer da comissão científica, a organização ofereceu menção honrosa para os melhores trabalhos dentro dos três eixos listados a seguir:

Eixo Saúde Coletiva e Doenças Infectocontagiosa:

Eixo Meio Ambiente, Saúde e Sociedade:

Eixo Metodologias Inovadoras em Educação, Tecnologia e Saúde:

Boa leitura!

Andrea Kedima Diniz Cavalcanti Tenório
Coordenadora do I Simpósio de Pesquisa Científica do GPIS.