UniRios - Centro Universitário do Rio São Francisco

Consulta e-MEC
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
  • Portal Acadêmico
    • Aluno
    • Professor
  • Portal Acadêmico
  • AVA
  • Fale Conosco
  • Acessibilidade
  • Libras O conteúdo deste site pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Contraste
  • Trabalhe Conosco
  • Webmail
Busca Buscar
  • Home
  • Instituição
    • Histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Estrutura Institucional
    • Avaliação Institucional
    • Informações Acadêmicas
    • CONSU
    • CEPEX
    • Responsabilidade Social
    • Núcleo de Acessibilidade
    • Privacidade
    • Grupo Sete Ambiental
    • ENADE
    • Protocolo de Retorno às Aulas
    • Trabalhe Conosco
  • Graduação Presencial
    • Administração
    • Biomedicina
    • Direito
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Nutrição
    • Odontologia
    • Psicologia
    • Sistema de Informação
  • EaD
    • Cursos de Educação, Tecnologia, Gestão e Negócios
    • Cursos de Saúde
  • Pós-Graduação
  • Cursos Livres
  • Secretaria
  • Biblioteca
  • Publicações
    • Revista Rios
    • Revista Rios Saúde
    • Anais do CONINFA
    • Anais do Fórum de Administração
    • Anais do FLIPA
    • Anais do SENFFA
    • Anais do SIMPEC
  • Serviços
    • CDAP
    • Clínica Escola
    • CEP - Comitê de Ética em Pesquisa
    • COLAP
    • Fábrica de Software
    • Fasete Júnior
    • Intercâmbio
    • Futuros Empreendedores
    • NAE - Acompanhamento de Egressos
    • NPA - Núcleo de Pesquisas em Administração
    • NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas
  • Eventos
    • CONINFA
    • Congresso de Enfermagem
    • Congresso de Ciências da Saúde
    • EBVALE
    • EXPOBIOM
    • Feira do Empreendedor
    • FLIPA
    • Fórum de Administração
    • Fórum de Educação Física
    • Fórum de Odontologia
    • Jornada Jurídica
    • Meeting de Psicologia
    • Semana do Administrador
    • SEFIRIOS
    • SIFGames
    • TECVALE
    • #VemPraSistemas
    • Cursos e Palestras
  • Blog
Graduação Presencial

Sistema de Informação

Características

  • Portaria nº 917 de 27/12/2018
  • Bacharelado
  • 3.000 h/a
  • 8 semestres (4 anos)
  • Noturno
  • Bolsas e Financiamentos
Processo Seletivo
  • Infraestrutura
  • Mercado de Trabalho
  • Objetivos
  • Coordenação
  • Corpo Docente
  • Grade Curricular
  • NDE e Conselho
  • Downloads
  • Notícias

Tecnologia é a mola mestra que impulsiona os profissionais de Sistema de Informação. Ao optar por essa graduação, os acadêmicos poderão perceber que existe uma combinação de recursos humanos e computacionais que inter-relacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão), nas organizações.

 

Conheça as atividades e Infraestrutura do curso

  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Informática
  • Aula prática
  • Aula prática
  • Visita técnica
  • Visita técnica

Mercado de trabalho

O bacharel em Sistemas pode atuar como: Desenvolvedor de Sistemas de Informação, Analista de Negócios, responsável por áreas tecnológicas (redes de computadores, banco de dados, etc.), Consultor e Empresário, Desenvolvedor de games e de aplicativos para smartphones, atuar na área acadêmica, desde que busque por uma formação complementar adequada ao seu objetivo. Por exemplo: cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

  • Desenvolvimento de softwares
  • Ensinar em escolas, cursos técnicos ou faculdades.
  • Modernizar e agilizar o processo de comunicação de uma empresa
  • Gerência de projetos
  • Logística
  • Marketing e vendas
  • Suporte técnico

Faixa salarial

Média mensal

Inicial
R$ 2.000,00

Pleno
R$ 15.000,00

  • Objetivos
  • Corpo docente
  • Grade curricular
  • NDE e Conselho
  • Documentos TCC

Objetivo Geral

Capacitar o aluno mediante os três pilares acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos nas disciplinas organizadas em torno das quatro áreas de conhecimentos curriculares (área de formação básica, de formação tecnológica, de formação complementar e formação humanística), interligados ao conhecimento interdisciplinar através do conhecimento gerencial e tecnológico. O curso de Sistemas de Informação está sempre adequado ao atual contexto, onde os profissionais atuam como instrumento para o bem da sociedade.

Objetivos Específicos

  • Exercitar uma visão interdisciplinar da computação e informática, compreendendo-as na sua íntima relação com os problemas humanos e sociais, e não apenas como um conjunto de normas técnicas;
  • Desenvolver estratégias que permitam ao bacharel em Sistemas de Informação superar a formação dogmática, de modo que possa compreender os fatos sociais através de suas especificidades;
  • Repensar as relações entre a Tecnologia, a Economia e a Democracia, como especial forma de resguardar os valores de liberdade e justiça no plano do desenvolvimento, em face, inclusive, ao processo de globalização;
  • Desenvolver, no futuro bacharel, a consciência de que, além da defesa dos interesses que lhes são confiados, deve zelar pelo prestígio de sua categoria profissional e o seu aperfeiçoamento pessoal;
  • Formar profissionais que sejam capazes de identificar oportunidades para o uso da tecnologia da informação como instrumento de apoio às organizações;
  • Formar profissionais com sólidas orientações para o desempenho de funções de gerenciamento em computação e informática;
  • Formar profissionais com capacidade de aprenderem novas tecnologias e serem independentes em relação a estas;
  • Capacitar o educando para projetar, desenvolver e implementar sistemas de informação para a solução de problemas organizacionais;
  • Capacitar profissionais para avaliar, especificar e instalar recursos de tecnologia da informação;
  • Capacitar profissionais para planejar e gerenciar o uso dos recursos de tecnologia da informação;
  • Capacitar educandos para gerenciar serviços de tecnologia da informação;
  • Formar profissionais aptos para uma prática profissional crítica, consciente e norteada por valores éticos e morais;
  • Reconhecer a especificidade do desenvolvimento regional e seus problemas peculiares, contribuindo para a redução das desigualdades sociais;
  • Realizar curso de aperfeiçoamento, extensão e especialização (onde se observa uma alta demanda);
  • Adotar um currículo flexível, moderno e voltado para uma maior interdisciplinaridade.
Docente Titulação Lattes
Arivaldo Ferreira de Jesus Mestre em Ética e Gestão http://lattes.cnpq.br/2002503451811017
Bruno Amorim Ramos Mestre em Educação Profissional e Tecnológica http://lattes.cnpq.br/8227225524318412
Cecília Maria Bezerra de Oliveira Doutoranda em Humanidades e Artes com Ênfase em Educação http://lattes.cnpq.br/1905221315332737
Denise Xavier Fortes Mestra em Ciência da Computação http://lattes.cnpq.br/5369002984786487
Edemilton Alcides Galindo Junior Especialista em Desenvolvimento de Soluções Web http://lattes.cnpq.br/4021244551058122
Erick Barros Nascimento Mestre em Ciência da Computação http://lattes.cnpq.br/8406472769381540
Jacson Gomes de Oliveira Mestre em Ciências da Educação http://lattes.cnpq.br/1084352530475506
Joranaide Alves Ramos Mestra em Letras e Linguística http://lattes.cnpq.br/2699948907792180
Lívia Soares Malta Mestrado em andamento em Engenharia de Produção http://lattes.cnpq.br/1672496292597225
Larissa Raposo Diniz Doutora em Psicologia http://lattes.cnpq.br/5190019872886916
Marcos de Souza Dantas Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria http://lattes.cnpq.br/6038160496188707
Micheli Marques Feitosa Especialista em Língua Portuguesa e Literatura http://lattes.cnpq.br/0358549089809516
Marília Gabriela Cruz dos Santos Mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental http://lattes.cnpq.br/5021764273078057
Mirthys Marinho do Carmo Melo Mestra em Desenvolvimento de Processos Ambientais http://lattes.cnpq.br/8852500862446288
Osman Ramalho Dantas Mestrado profissional em andamento em Matemática http://lattes.cnpq.br/1207429052926690
Salomão David Vergne Cardoso Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental http://lattes.cnpq.br/3167333983194127
PERÍODO DISCIPLINAS C/H Teórica CH/ Prática C/H Híbrida C/H Extensão C/H Estágio TOTAL C/H TOTAL CRÉD. PRÉ-REQUISITO
I Lógica Matemática 40 - 20 - - 60 3 -------
Fundamentos de Programação 40 10 20 10 - 80 4 -------
Leitura e Produção textual (ADM) - - 40 - - 40 2 -------
Introdução a Tecnologia Web 40 10 20 10 - 80 4 -------
Metodologia do Trabalho Científico - - 40 - - 40 2 -------
Matemática Básica (ADM) 40 - - - - 40 2 -------
Instituições do Direito (ADM) - - 40 - - 40 2 -
Total do Período 160 20 180 20 0 380 19 -------
II Cálculo (ADM) 40 - 20 - - 60 3 -------
Linguagem de Programação I 30 10 20 20 - 80 4 Fundamentos de Programação
Arquitetura e Organização de Computadores 30 - 20 10 - 60 3 -------
Multimídia 20 10 20 10 - 60 3 -------
Teoria Organizacional (ADM) 40 - - - - 40 2 -------
Fundamentos Sociológicos, Antropológicos e Relações Étnico Raciais - - 40 - - 40 2 -------
Total do Período 160 20 120 40 0 340 17 -------
III Álgebra Abstrata 40 - 20 - - 60 3 -------
Inglês Aplicado - - 40 - - 40 2 -------
Algoritmo e Estrutura de Dados 40 10 20 10 - 80 4 Linguagem de Programação I
Engenharia de Software I 30 - 20 10 - 60 3 -------
Sistemas Operacionais 30 - 20 10 - 60 3 -------
Organização, Sistemas e Métodos (ADM) 20 10 - 10 - 40 2 -------
Total do Período 160 20 120 40 0 340 17 -------
IV Banco de Dados 30 - 20 10 - 60 3 Engenharia de Software I
Linguagem de Programação II 30 10 20 20 - 80 4 Linguagem de Programação I
Engenharia de Software II 20 - 20 20 - 60 3 Engenharia de Software I
Comunicação e Redes de Computadores I 50 - 20 10 - 80 4 -------
Projeto de Desenvolvimento para Software Desktop - 10 - 10 - 20 1 -------
Gestão de Pessoas (ADM) 40 - - - 40 2 ------- -------
Total do Período 170 20 80 70 0 340 17 -------
V Estatística Aplicada (ADM) 40 - 20 - 60 3 ------- -------
Projeto de Interfaces 30 - - 10 - 40 2 -------
Computação para Dispositivos Móveis 20 10 - 10 - 40 2 Linguagem de Programação II
Sistemas de Informação (ADM) 20 10 20 10 - 60 3 -------
Comunicação e Redes de Computadores II 50 - 20 10 - 80 4 Com. e Redes de Computadores I
Economia (ADM) 20 10 - 10 - 40 2 -------
Linguagens Formais e Compiladores 40 - - - - 40 2 -------
Total do Período 220 30 60 50 0 360 18 -------
VI Laboratório em Banco de Dados 30 - 20 10 - 60 3 Banco de Dados
Programação Avançada 30 20 20 10 - 80 4 Linguagem de Programação II
Governança em Tecnologia da Informação - - 60 - - 60 3 -------
Métodos e Técnicas de Pesquisa (ADM) 40 - - - - 40 2 -------
Projeto de Desenvolvimento de Software para WEB - 10 - 10 - 20 1 -------
Inteligência Artificial 20 - 20 - 40 2 ------- -------
Tópicos Integradores I 20 - 20 - - 40 2 -------
Total do Período 140 30 140 30 0 340 17 -------
VII Tecnologia e Desenvolvimento de Jogos Digitais 20 10 - 10 - 40 2 Linguagem de Programação II
Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (ADM) 20 10 - 10 - 40 2 -------
Sistemas Distribuídos 30 - 20 10 - 60 3 Comunicação e Redes de Computadores II
Modelagem de Processos de Negócios (ADM) 40 - 20 - - 60 2 Engenharia de Software II
Pesquisa Operacional e Gestão de Projetos (ADM) 40 10 20 10 - 80 4 -------
Estágio Supervisionado I (ADM) - - - - 60 60 3 Conclusão de 75% da Ch do curso
Trabalho de Graduação I (ADM) 40 - - - - 40 2 Conclusão de 75% da Ch do curso
Tópicos Integradores II 20 - 20 - - 40 2 -------
Optativa  - - - - - - - -------
Total do Período 210 30 80 40 60 420 20 -------
VIII Tópicos Integradores III 20 - 20 - 40 2 - -------
Estágio Supervisionado II (ADM) - - - - 160 160 8 Estágio Supervisionado I
Trabalho de Graduação II 40 - - - - 40 2 Trabalho de Graduação I
Auditoria e Segurança em Informática - - 40 - - 40 2 -------
Qualidade de Software - - 40 - - 40 2 -------
Realidade Virtual Aumentada 20 10 - 10 40 2 - -------
Total do Período 80 10 100 10 160 360 18 -------

 

TOTAIS DO CURSO C/H Teórica CH/ Prática C/H Híbrida C/H Extensão C/H Estágio C/H CRÉD CH TOTAL PERCENTUAL
Total de Horas de Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-Cultural 1300 - - - - 65 1300 43,33
Total de Horas de Aulas Práticas - 180 - - - 9 180 6
Total de Horas de Atividades desenvolvidas através de metodologias ativas e com aprendizagem mediada por Tecnologia Digital - - 880 - - 44 880 29,33
Total de Horas - Atividades Extensionistas - - - 300 - 15 300 10
Total de Horas Aulas de Assistência/Estágio Supervisionado (Desenvolvido em Empresas) - - - - 220 11 220 7,33
Total de Horas de Atividades Acadêmicas Científico - Culturais (Atividades Complementares) - - - - - 6 120 4
Total de Horas do Curso 1300 180 880 300 220 150 3000 100

 

Disciplinas Optativas Carga horária TOTAL CRÉDITO
Teórica Prática Estágio Total
Gestão Ágil de Projetos 40 - - 40 2
Engenharia Requisitos 40 - - 40 2
Língua Brasileira de Sinais - Sinais 40 - - 40 2
Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 40 - - 40 2
Gestão do conhecimento e Inovação 40 - - 40 2

Composição do Conselho do Curso de Sistema de Informação

Presidente

  • Monique Conceição Soares

 

Representantes do Corpo Docente

  • Carla Caroline Oliveira Firmino
  • Edemilton Alcides Galindo Júnior
  • Mirthys Marinho do Carmo Melo 
  • Cecília Maria Bezerra de Oliveira
  • Erick Barros Nascimento 

 

Representante do Corpo Discente

  • José Martins de Azevedo Neto

 

Representante do Corpo Técnico-Administrativo

  • Joelaine Ramalho Vilela

Composição do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Sistema de Informação

  • Carla Caroline Oliveira Firmino
  • Mirthys Marinho do Carmo Melo
  • Erick Barros Nascimento
  • Edemilton Alcides Galindo Júnior

Regulamentos do Conselho e NDE de Sistema de Informação

  • Regulamento do Conselho do Curso de Sistema de Informação
  • Regulamento do NDE de Sistema de Informação

Documentos TG I e TG II

  • Edital com Novo Prazos e Procedimentos para TG I e TG II

TG I

  • Máscara de TG I
  • Termo de Autoria - TG I
  • Termo de Orientação TG I

TG II

  • Máscara de TG II
  • Termo de Autoria - TG II (Monografia)
  • Termo de Autoria - TG II (Artigo)
  • Termo de Orientação TG II (Monografia)
  • Termo de Orientação TG II (Artigo)

Downloads

  • Regulamento para Atividades Complementares
  • Máscara do TG I
  • Máscara do TG II
  • Modelo de relatório de estágio
  • Termo de Autoria - TG I
  • Termo de Orientação TG I
  • Termo de Orientação TG II (Monografia)
  • Termo de Autoria - TG II (Artigo)
  • Termo de Orientação TG II (Artigo)
  • Modelo de Relatório para Atividade Complementar
  • Termo de Autoria - TG II (Monografia)

Notícias

  • Retificação - Editais com o cronograma das apresentações de TGI e TGII - Sistema de Informação
    01/12/2022

    Retificação - Editais com o cronograma das apresentações de TGI e TGII - Sistema de Informação

  • Projeto de Extensão SifHub - Web
    01/11/2022

    Projeto de Extensão SifHub - Web

  • TECVALE: O encontro debateu empregabilidade em tecnologia no vale do São Francisco.
    28/10/2022

    TECVALE: O encontro debateu empregabilidade em tecnologia no vale do São Francisco.

  • 13º TECVALE debate empregabilidade em tecnologia no vale do São Francisco - Faça sua inscrição
    10/10/2022

    13º TECVALE debate empregabilidade em tecnologia no vale do São Francisco - Faça sua inscrição

  • Resultado do processo seletivo de Monitoria SIF - 2022.2
    26/09/2022

    Resultado do processo seletivo de Monitoria SIF - 2022.2

  • Edital de Processo Seletivo para Monitoria - SIF 2022.2
    12/09/2022

    Edital de Processo Seletivo para Monitoria - SIF 2022.2

  • TecDebate: Mais uma edição de sucesso, discutiu o empreendedorismo na área de Tecnologia
    29/08/2022

    TecDebate: Mais uma edição de sucesso, discutiu o empreendedorismo na área de Tecnologia

  • Edital de prazos e procedimentos TGI e TGII - Sistema de Informação 2022.2
    29/08/2022

    Edital de prazos e procedimentos TGI e TGII - Sistema de Informação 2022.2

  • TecDebate: Evento discute sobre como empreender no ramo de software e provedores de internet
    22/08/2022

    TecDebate: Evento discute sobre como empreender no ramo de software e provedores de internet

1 até 9 de 285 Próximo » Último »
Teste de profissão
Bibliotecas virtuais:
  • Domínio Pùblico
  • Periódicos
  • Comut
  • Lex Magister
  • EBSCO
  • Minha Biblioteca
  • Selo Instituição Socialmente Responsável 2015-2016
  • Colégio Sete de Setembro
Credenciada:
  • FIES
  • Prouni
  • Pravaler
  • Quero Educação
  • Credies
Associada:
  • ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
  • ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior
  • Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia
  • MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA
Parceiros de pós-graduação:
  • Alto QI Educacion
  • Constate
  • Instituto Publius
  • Institucional
    • Histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Estrutura Institucional
    • Avaliação Institucional
    • Informações Acadêmicas
    • CONSU
    • CEPEX
    • Responsabilidade Social
    • Núcleo de Acessibilidade
    • Privacidade
    • Grupo Sete Ambiental
    • ENADE
    • Secretaria
    • Biblioteca
    • Notícias
    • Editais
    • Galerias de fotos
    • Protocolo de Retorno às Aulas
    • Vídeos
    • Trabalhe Conosco
    • Blog
  • Graduação Presencial
    • Administração
    • Biomedicina
    • Direito
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Nutrição
    • Odontologia
    • Psicologia
    • Sistema de Informação
    • Pós-Graduação
      • Especialização em Sistemas Estruturais de Educação em Concreto
  • Graduação EaD
    • Administração
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Biomedicina
    • Ciências Contábeis
    • Educação Física (Bacharelado)
    • Educação Física (Licenciatura)
    • Farmácia
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Recursos Humanos
    • Gestão Financeira
    • Gestão Pública
    • Logística
    • Marketing Digital
    • Pedagogia
  • Eventos
    • CONINFA
    • Congresso de Enfermagem
    • Congresso de Ciências da Saúde
    • EBVALE
    • EXPOBIOM
    • Feira do Empreendedor
    • FLIPA
    • Fórum de Administração
    • Fórum de Educação Física
    • Fórum de Odontologia
    • Jornada Jurídica
    • Meeting de Psicologia
    • Semana do Administrador
    • SEFIRIOS
    • SIFGames
    • TECVALE
    • #VemPraSistemas
    • Cursos e Palestras
  • Serviços
    • CDAP
    • Clínica Escola
    • CEP - Comitê de Ética em Pesquisa
    • CEPEX
    • COLAP
    • Fábrica de Software
    • Fasete Júnior
    • Intercâmbio
    • Futuros Empreendedores
    • NAE - Acompanhamento de Egressos
    • NPA - Núcleo de Pesquisas em Administração
    • NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas
  • Publicações
    • Revista Rios
    • Revista Rios Saúde
    • Anais do CONINFA
    • Anais do Fórum de Administração
    • Anais do FLIPA
    • Anais do SENFFA
    • Anais do SIMPEC
UniRios - Centro Universitário do Rio São Francisco

ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA
Credenciado pela Portaria / MEC nº 1.789/2019 - D.O.U. 21/10/2019
e MEC nº 340/2020 - D.O.U. 18/03/2020
CNPJ: 03.866.544/0001-29 e Inscrição Municipal nº 005.312-3

Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004
Paulo Afonso - Bahia - Brasil
Fone/Fax: (75) 3501-0777
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
Cadastro no UniRios no e-MEC