Baixe o aplicativo do UniRios e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

A história do Centro Universitário do Rio São Francisco - UniRios, tem início no distante ano de 1964, quando o professor Gilberto Gomes de Oliveira, pioneiro da educação, criou o Colégio Sete de Setembro, e estabeleceu um novo padrão na oferta de serviços educacionais em Paulo Afonso (BA) e região.

Deste projeto, nasceu o sonho de criar uma faculdade que oportunizasse uma formação de nível superior de qualidade e referência. Tendo em vista que muitos jovens precisavam mudar para outros municípios ou capitais para estudar.

Firme neste propósito, mesmo diante de muitos desafios, foi criada em 1º de abril de 2002 a Faculdade Sete de Setembro - Fasete. Ao longo de 17 anos de história, completos em 2019, a instituição viveu momento sempre ascendente. Com o mesmo propósito: ofertar ensino superior de qualidade para a região do sertão do São Francisco. 

Até 2019, a instituição ofertava dez cursos de graduação, sendo eles: Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física (Licenciatura ou Bacharelado), Enfermagem, Letras, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação.

Atento à crescente demanda por formação em diferentes carreiras, a organização pleiteou junto ao Ministério da Educação tornar-se Centro Universitário, condição que permitiria maior autonomia na criação de cursos.

A confirmação foi anunciada no dia 21 de outubro, através do Diário Oficial da União, Portaria nº 1.789/MEC que transformou a Faculdade Sete de Setembro no Centro Universitário do Rio São Francisco – UniRios.

Assim, instituição ganhou uma nova identidade, passando a carregar o Rio São Francisco como marca que tão bem caracteriza a região, enriquecendo ainda mais o legado educacional das iniciativas pioneiras do saudoso professor Gilberto Gomes de Oliveira.

Primeiros cursos

A Fasete deu início as suas atividades com a oferta de 3 cursos: Bacharelado em Administração (2002.1), Bacharelado em Turismo (2002.1) e Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês (2002.1), todos autorizados pelo Ministério da Educação.

Seguido dos bacharelados em Sistemas de Informação (2004.2), Direito (2007.2), Educação Física licenciatura (2012.1) e bacharelado (2016.2), assim como três cursos de bacharelado na área de saúde: Enfermagem (2011.2), Biomedicina (2013.1), Psicologia (2015.2) e Odontologia (2019.2).

Novos cursos

Foram criados sete (7) novos cursos com início em 2020.1. Os de Bacharelado: Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, Ciências Contábeis; os Tecnológicos: Jogos Digitais, Marketing Digital e o de Licenciatura: Pedagogia.

O Centro Universitário UniRios passou a contar com 17 cursos, ao todo, atendendo uma parcela significativamente maior da população regional.

Apesar da história recente, o Centro Universitário do Rio São Francisco - UniRios tornou-se referência de qualidade de ensino e infraestrutura em uma área que compreende 47 municípios e 4 Estados, recebendo destaque no Guia do Estudante, da editora Abril, pela qualidade dos cursos oferecidos e alcançando nas avaliações do MEC conceitos de excelência.

Com determinação, pioneirismo e visão, o UniRios cumpre sua missão de desenvolver pessoas por meio de serviços educacionais de excelência e inovadores, promovendo uma formação humanista e inclusiva, que proporcione autorrealização aos educandos e colaboradores.

Instituição:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO SÃO FRANCISCO - UNIRIOS
Endereço: Av. Vereador José Moreira, 1000 – Perpétuo Socorro
CEP: 48.601-180 / Paulo Afonso-BA
Fone/Fax: (75) 3501-0777

Mantenedora:

ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA
Endereço: Av. Vereador José Moreira, 1000 – Perpétuo Socorro
CEP: 48603-004 / Paulo Afonso- BA
Fone/Fax: (75) 3501-0760

Credenciada:
  • FIES
  • Prouni
  • Pravaler
Associada:
  • ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
  • ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior
  • Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia
  • MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA