Com o domínio da língua portuguesa, conquiste o mercado de trabalho. Graças aos conhecimentos adquiridos na área de linguagem e literatura ao profissional de Letras abre-se, além do ensino, várias oportunidades profissionais sobretudo aquelas que exigem redação própria de qualidade, como sites, jornais, editoras, etc. O diferencial é a formação LIBRAS. No UniRios, a grade curricular, projetos e convênios permitem uma formação rica.
O profissional de Letras – Língua Portuguesa pode atuar no Ensino Fundamental e Médio, na área de Português como língua materna. No entanto, graças aos conhecimentos adquiridos na área de linguagem e literaturas de língua portuguesa - brasileira, ao profissional de Letras abre-se uma variada e eventual gama de oportunidades profissionais, sobretudo aquelas que exigem redação própria de qualidade: editoração e revisão de textos, secretariado, assessoria cultural, centro de documentação, normalização terminológica, entre outras.
Cerca de dez instituições em todo o país oferecem o curso de Letras voltado para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com essa habilitação, o licenciado pode dar aulas em escolas da educação básica para alunos surdos, além de orientar currículos sobre a metodologia de ensino da Língua Portuguesa para esse público. O principal campo de trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental e médio. Mas também há espaço em editoras e agências de marketing, para fazer a preparação de originais e para revisar textos.
Média mensal
Inicial
R$ 1.500,00
Pleno
R$ 6.000,00
Favorecer o conhecimento e domínio dos conteúdos específicos lecionados nas diversas etapas da educação básica e das metodologias e tecnologia a eles associados, bem como o desenvolvimento de habilidades para a condução dos demais aspectos implicados no trabalho coletivo da escola. A finalidade do curso é formar profissionais que possam efetivamente promover mudanças na educação direcionada às séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Internacional- Lisboa/Portugal, Especialista em Lingua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa pela UFPB, Especialista em Linguística aplicada à Língua Portuguesa pela FASETE e Orientação Educacional pela Universo. Graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde. Atualmente é Professor das disciplinas de Língua Portuguesa I, III e V. Formador de Língua Portuguesa do Programa GESTAR (programa do MEC em convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, turismo e empreendedorismo.
E-mail: cletras@unirios.edu.br
Fone: (75) 3501-0789
Docente | Titulação | Lattes |
---|---|---|
Cecília Maria Bezerra de Oliveira | Doutoranda em Humanidades e Artes com Ênfase em Educação | http://lattes.cnpq.br/1905221315332737 |
Joranaide Alves Ramos | Mestra em Letras e Linguística | http://lattes.cnpq.br/2699948907792180 |
Laíze Siqueira Silva | Graduada em Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês | http://lattes.cnpq.br/8689345635279863 |
Luiz José da Silva | Mestre em Ciências da Educação | http://lattes.cnpq.br/5415185964303589 |
Mônica Maria Vieira | Mestre em Ciências da Educação | http://lattes.cnpq.br/1749839120171647 |
Paula Cristina Ribeiro da Rocha | Doutora em Letras | http://lattes.cnpq.br/7637966793005011 |
Rita Rejane Soares Melo | Mestrado em andamento em Psicologia da Educação | http://lattes.cnpq.br/8011169658627389 |
Sônya Mayara Araújo de Sá | Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras: Ed. Especial | http://lattes.cnpq.br/1660621907860752 |
PERÍODO | DISCIPLINAS | C/H Teórica | C/H Prática | C/H Estágio | TOTAL C/H | TOTAL CRÉD. | PRÉ-REQUISITO |
---|---|---|---|---|---|---|---|
I | Língua Portuguesa I | 60 | - | - | 60 | 03 | - |
Lingüística I | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Leitura e Produção Textual | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Teoria da Literatura I | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Metodologia do Trabalho Científico | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Fundamentos Filosóficos da Educação | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Prática Interdisciplinar | - | 80 | - | 80 | 04 | - | |
Total do Período | 360 | 80 | 0 | 440 | 22 | - | |
II | Língua Portuguesa II | 60 | - | - | 60 | 03 | - |
Lingüística II | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Língua Latina I | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Teoria da Literatura II | 60 | - | - | 60 | 03 | T. da Literatura I | |
Literatura Infanto-Juvenil | 60 | - | - | 60 | 03 | T. da Literatura I | |
Fundamentos Filosóficos da Educação | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Prática Interdisciplinar | - | 80 | - | 80 | 04 | - | |
Total do Período | 360 | 80 | 0 | 440 | 22 | - | |
III | Língua Portuguesa III | 60 | - | - | 60 | 03 | - |
Lingüística III | 40 | - | - | 40 | 02 | - | |
Língua Latina II | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Literatura Portuguesa I | 60 | - | - | 60 | 03 | T. da Literatura I | |
Literatura Brasileira I | 60 | - | - | 60 | 03 | T. da Literatura I | |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 80 | - | - | 80 | 04 | - | |
Prática Interdisciplinar | - | 80 | - | 80 | 04 | - | |
Total do Período | 360 | 80 | 0 | 440 | 22 | - | |
IV | Língua Portuguesa IV | 60 | - | - | 60 | 03 | - |
Psicologia da Educação | 80 | - | - | 80 | 04 | - | |
Literatura Latina | 40 | - | - | 40 | 02 | - | |
Literatura Portuguesa II | 60 | - | - | 60 | 03 | Lit. Portuguesa I | |
Literatura Brasileira II | 60 | - | - | 60 | 03 | Lit. Brasileira I | |
Didática Geral | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Prática Interdisciplinar | - | 80 | - | 80 | 04 | - | |
Total do Período | 360 | 80 | 0 | 440 | 22 | - | |
V | Língua Portuguesa V | 60 | - | - | 60 | 03 | - |
Educação Especial | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Literatura Popular | 40 | - | - | 40 | 02 | - | |
Literatura Portuguesa III | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Literatura Brasileira III | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | 80 | - | - | 80 | 04 | Didática Geral | |
Prática Interdisciplinar | - | 80 | - | 80 | 04 | - | |
Total do Período | 360 | 80 | 0 | 440 | 22 | - | |
VI | Língua Portuguesa VI | 60 | - | - | 60 | 03 | - |
Informática Básica e Tecnologias na Educação | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 60 | - | - | 60 | 03 | - | |
Trabalho de Graduação I | 60 | - | - | 60 | 03 | Conclusão de 70% do Curso | |
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental | - | - | 200 | 200 | 10 | Conclusão de 70% do Curso | |
Total do Período | 240 | 0 | 200 | 440 | 22 | - | |
VII | Língua Portuguesa VII | 60 | - | - | 60 | 03 | - |
Trabalho de Graduação II | 60 | - | - | 60 | 03 | Trabalho de Graduação I | |
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Médio | - | - | 200 | 200 | 10 | ECSLP-Ens. Fundamental | |
Total do Período | 120 | 0 | 240 | 320 | 16 | - | |
Total de Horas de Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-cultural | 2.160 | - | - | 2.160 | 108 | - | |
Total de Horas de Aulas Práticas Como Componente Curricular | - | 400 | - | 400 | 20 | - | |
Total de Horas Aulas de Estágio Supervisionado | - | - | 400 | 400 | 20 | - | |
Total de Horas de Atividades Acadêmicas Científico-culturais | - | - | 200 | 200 | 10 | - | |
TOTAL HORAS AULAS DO CURSO | 2.160 | 400 | 600 | 3.160 | 158 | - |