
Consciência Negra: Palestra discutiu preconceito e o papel da cultura negra
- Dorisvan Lira | ASCOM
Estudantes da FASETE participaram na noite desta quinta-feira, 17, da palestra “Negritude e Subjetividade”, com os professores Normando Queiroz e Dorival Oliveira. O evento promovido pelos cursos de Psicologia e Direito refletiu sobre o impacto do preconceito para as pessoas e a sociedade, assim como os desafios para superá-lo em nossos dias.
“A intenção desse evento é pensar como a psicologia vem refletir a respeito das questões relacionadas a negritude e a subjetividade. Qual o impacto das implicações relacionadas ao desejo de embranquecimento pela população, acarreta na vida das pessoas afrodescendentes”, explica o professor Normando.
O evento começou com a exibição do vídeo “Não é o que parece” da TV Futura, onde era tratado o preconceito contra pessoas negras. Um dos pontos de partida para o debate no auditório do Núcleo de Apoio Institucional.
Para Dorival Oliveira, o evento foi a oportunidade de falar a respeito do papel da cultura negra. “Refletir um pouco sobre as nossas matrizes, as nossas raízes históricas, a nossa ancestralidade africana, e ver como ainda o preconceito, a discriminação do ponto de vista subjetivo - aquilo que está na alma e nas relações político e sociais - se manifesta na sociedade”.
Dorival disse ainda que a atividade faz parte de uma programação maior que está acontecendo na cidade, o “Novembro da Consciência Negra” que conta com diversas atividades.
No dia 20, próximo domingo, uma apresentação musical no Parque Belvedere com as bandas Bendizei e Barro Verde celebra a cultura afro e a luta contra o racismo.