Consulta e-MEC

11 de Agosto: Cursos Jurídicos no Brasil e o Dia do Estudante.

- Jerusa de Arruda - Coordenadora do Curso de Direito / André Luiz - ASCOM
Crédito: Ilustração

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: São Paulo e Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em insurgir-se no universo das leis tinham que fazer o curso em Coimbra/Portugal.

Na cidade de São Paulo, o curso fora aplicado no Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. O curso formou Presidentes da República, escritores, poetas e artistas, todos passaram pelo Largo São Francisco incorporado à USP no ano de 1934.

Cem anos após a criação dos Cursos de Direito, a data foi escolhida para homenagear todos os estudantes em 1927.

A Fasete parabeniza todos que fazem parte da comunidade acadêmica pelo Dia do Estudante e pelo Dia dos Profissionais do Direito.

10 até 18 de 580 « Primeiro   « Anterior   Próximo »   Último »