Geral Institucional

Homenagem “Espaço do Reviver” pelo Dia Nacional do Idoso

- Espaço do Reviver

O Espaço do Reviver tem o prazer de parabenizar a todos que hoje se encontram na “Melhor Idade”. Ao comemorarmos o Dia Nacional do Idoso, comemoramos também os seis anos de criação do Estatuto do Idoso, este que assegura à pessoa idosa seus direitos perante a sociedade.

De acordo com dados do IBGE, a população idosa tem crescido notavelmente nos últimos anos no Brasil, isto porque nos anos de 1940 a população rural era muito grande, de modo que necessitava-se de muita mão-de-obra nas lavouras, então os casais brasileiros tinham em média 7 filhos, os quais ajudavam os pais nas atividades rurais.

Com o passar dos anos o Brasil foi tornando-se um país industrializado, e consequentemente a população urbana cresceu, e cresce a cada dia mais de forma muito rápida. Assim, a vida nos centros urbanos torna-se cada dia mais difícil, concorrida e cara, fato que reflete na taxa de nascimentos, pois a partir de 2007 a média de filhos por casal diminuiu bastante e não ultrapassa 2. Tudo isso contribui diretamente para que a população brasileira torne-se cada vez mais idosa, pois se os casais não têm filhos a tendência é que a população simplesmente envelheça.

Ainda de acordo com o IBGE, a previsão é de que, por volta de 2050 haja uma paridade entre a quantidade de crianças e idosos no país, ou seja, a cada 1 criança haverá 1 idoso. Além disso, a expectativa de vida no Brasil aumentou de 43 anos em 1950, para 72 anos em 2007. Desse modo, conclui-se que o Brasil como um todo precisa se planejar, para garantir à população idosa um país acessível, com qualidade de vida, com políticas públicas e com garantia efetiva de seus direitos.

Espaço do Reviver tem buscado contribuir de maneira singular, proporcionando à população pauloafonsina a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, aprender novas atividades, atualizar-se no âmbito tecnológico e ocupar o tempo de modo sadio e produtivo.

Temos o dever de cuidar e respeitar os nossos idosos, eles representam a força da vida e do conhecimento, e refletem o que seremos daqui a alguns anos. Por isso, devemos tratá-los hoje do mesmo modo que desejamos ser tratados amanhã.

A todos que têm o prazer de estar na “Melhor Idade”, o nosso sincero parabéns!

Rizelda Beserra
Espaço do Reviver