Consulta e-MEC
Geral Institucional

CERSPA comemora 63 anos de pioneirismo social em Paulo Afonso

- Dep. Comunicação

Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – CERSPA, entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro e do Espaço Social Sete de Setembro completa nesta terça-feira, 13 de abril, 63 anos de história como entidade pioneira em ação social e educacional em Paulo Afonso.

Fundado em 1958, a história do CERSPA começou um pouco antes, em 1955, quando o então funcionário da Chesf, Gilberto Gomes de Oliveira, e o pastor João Cartonilho tiveram a iniciativa de criar a Escola Evangélica Antônio Balbino.

O objetivo era oferecer escolarização as crianças que não tinham acesso às escolas do acampamento da Chesf. Na época, a cidade era dividida em duas: o acampamento estruturado para funcionários da Chesf e a precária vila de operários, com casas construídas de taipa e cobertas com sacos de cimento – daí o nome de Vila Poty.

Iniciativa que contou com a colaboração de muitas pessoas generosas e altruístas que marcaram, assim, o grande município que ali nasceria: Paulo Afonso.

O comprometimento com a questão social que se tornou uma marca dos empreendimentos que sugiram da semente do CERSPA: O Ginásio Sete de Setembro em 1964, elevado a Colégio em 1970, e a Faculdade Sete de Setembro em 2002, depois rebatizada como Centro Universitário UniRios em 2019.

Por meio do Espaço Social o CERSPA atendeu milhares de famílias através de projetos educacionais, de formação profissional, musical e entre outras iniciativas, como o programa de bolsas de estudo que atende até os dias de hoje dezenas de crianças e adolescentes.

Relembre a trajetória em vídeo histórico com depoimentos do professor Gilberto Gomes de Oliveira e pessoas que fizeram parte dessa história.

244 até 246 de 246 « Primeiro   « Anterior