Letras

XIII FLIPA homenageia Paulo Freire: Programação traz sarau, palestras e o lançamento de livros

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação

O Festival Literário de Paulo Afonso – FLIPA chega a sua XIII edição, neste ano em formato on-line a programação acontece de 23 a 25 de setembro e traz debates, apresentações culturais e lançamentos de livros.

O evento homenageia o pedagogo Paulo Freire por ocasião dos seus 100 anos que completaria em 19 de setembro de 2021. O educador ganhou destaque ao desenvolver em 1963 um inovador método de ensino, aliada a ideia de que a educação era uma ferramenta de transformação da sociedade. Para celebrar esse trabalho, a mesa de abertura terá como tema: 100 anos de Paulo Freire.

O evento é aberto para todas as idades, a participação é gratuita, quem deseja garantir uma certificação de 20h basta inscrever-se em: WWW.UNIRIOS.EDU.BR/FLIPA

FLIPA é uma realização do Centro Universitário do Rio São Francisco-UniRios em parceria com a prefeitura Municipal de Paulo Afonso, Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (NTE – 24), Secretaria de Educação de Glória, Secretaria de Educação de Santa Brígida, SESC – Bahia e Colégio Sete de Setembro.

Veja o que te aguarda no Festival.

PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

Espaço também para a produção acadêmica o FLIPA está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos. São dois modelos: resumo ou trabalho completo que serão apresentados em sessões de comunicações, de acordo com a temática proposta, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Os resumos serão submetidos à apreciação do Conselho Científico e somente poderão ser apresentados, após aprovação.

Confira as principais orientações CLIQUE AQUI

CONVIDADOS ESPECIAIS

O FLIPA contará com presenças especiais, entre elas, do professor Sávio Roberto (UFPB), do psicólogo Renato Mendes (UFPI), do professor Antônio Neto (IFBA) e representando a secretaria estadual de educação a professora Adriana Cabral. Eles abrilhantarão a programação participando em diferentes momentos, seja na condução ou mediação de debates, entre outros espaços.

SARAU E LANÇAMENTO DE LIVROS

Todos os anos o Festival abre as portas para autores apresentarem suas obras, sejam livros ou versos, uma das mais importantes marcas é certamente dar espaço a grande legião de admiradores da literatura e da poesia.

Neste sentido, o FLIPA realiza no dia 24 o Sarau Literário com 13 autores, de diferentes cidades e representações do Nordeste que apresentaram textos autorais e coletâneas.

Em seguida acontece o lançamento de livros. Serão duas obras, o biográfico “Professor Tafner: Não basta saber é preciso saber fazer” de autoria de Evandro André de Souza e Jonas Felácio Júnior. E “Terapia das Palavras” de autoria de Marajane Araújo.

Confira a programação completa e garanta sua vaga em WWW.UNIRIOS.EDU.BR/FLIPA

Submissão de trabalhos CLIQUE AQUI

XIII FLIPA

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra” – Paulo Freire