Programação

  • TERÇA-FEIRA (06/10/2020)
  • QUARTA-FEIRA (07/10/2020)

Palestras

Local: Transmissão pelo Microsoft Teams

Horário: 19h às 21h30

Tema: Compromissos ético-políticos da Psicologia para um mundo em retrocesso

Prof. Dr.ª Cristina Amazonas (UNICAP)

Possui doutorado pela UNIVERSIDAD DE DEUSTO. É professora adjunta IV da Graduação em Psicologia e da Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco e Pesquisadora do CNPq, nível PQ II. Foi coordenadora do programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP e Coordenadora Geral da Pós-Graduação da Universidade Católica de Pernambuco. Foi membro de diversos grupos de pesquisa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação em Psicologia, Diversidade Sexual e de Gênero.

» Currículo Lattes

Tema: Por uma Psicologia não-fascista para um mundo catastrófico: A experiência de profissionais de psicologia face à LGBTfobia

Prof. Dr. Bruno Carvalho (UniRios)

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade do Vale do Ipojuca (2011) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014).

» Currículo Lattes

Palestras e apresentações de trabalhos

Local: Transmissão pelo Microsoft Teams

Horário: 14h às 17h

Tema: A psicologia brasileira no combate à LGBTfobia: uma trajetória e muitos enfrentamentos

Prof.ª Dr.ª Larissa Raposo (UniRios)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência em docência e conduz pesquisas com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social discursiva, gênero, identidade, ambientalismo e movimentos sociais.

» Currículo Lattes

Tema: Pedagogias do armário e LGBTfobia: normatividade e violência nos contextos educacionais

Prof. Dr.ª Gilclecia Lourenço (UNICAP)

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gênero e Sexualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: família, aspectos socio-historicos relacionados à concepção de corpo, sexualidade e gênero; modelos heteronormativos; considerações éticas, políticas e sociais relacionadas a diversidade sexual e de gênero

» Currículo Lattes

Apresentação do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Gênero e Meio Ambiente:

PESQUISA 2018: A rede de assistência às mulheres vítimas de violência sob a perspectiva dos profissionais de psicologia em Paulo Afonso - BA.

PESQUISA 2019: Os sentidos de violência contra a mulher construídos discursivamente por moradoras da zona rural do município de Paulo Afonso - BA.

PESQUISA 2020: Violência doméstica e pandemia: um estudo preliminar sobre as estratégias de enfrentamento adotadas durante o distanciamento social.

Apresentação do trabalho

Performatividade de gênero e a promoção de diálogo pela psicologia: relato de experiência com pré-adolescentes em uma escola municipal

Autores: Sanches Max Jesus Viana e Gilclécia Oliveira Lourenço

Palestras

Local: Transmissão pelo Microsoft Teams

Horário: 19h às 21h30

Tema: Pensando a vivência Trans no sertão de Itaparica

Léo Lins

Bacharelando em Direito pelo Centro Universitário Rio São Francisco, Pesquisador do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Direito, Diversidade e Sociedade-GEPIDDS e do G-Pense! - Grupo de Pesquisa Sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq). Possui interesse nas áreas de: Gênero, Raça, Classe, Política, Direitos Humanos, Necropolítica e Educação.

» Currículo Lattes

Tema: Travesti é Resistência!: Fragmentos sobre Travestilidade em contextos de profissionalização

Francisco Francinete Leite Júnior (Doutorando UNICAP)

Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade Católica do Pernambuco e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri e em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio, possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, História Social, Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Fundamental. Atende em consultório particular e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Corpo, Sexualidade, Estudos de Gênero, Diversidade Sexual, Envelhecimento, Psicologia, Educação, Ética, Perdas e Lutos, História.

» Currículo Lattes

OBS: A coordenação geral do 3º Meeting de Psicologia informa que esta programação, em especial os horários, poderá sofrer alterações.

Comissão organizadora: Ana Patrícia de Souza Amaral e Bruno Robson de Barros Carvalho

Fotos de edições anteriores

Vídeos de edições anteriores