Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Educação Física

Confira a classificação e as equipes que disputarão as Quartas de Final do futsal no Torneio de Integração 2012

- Prof. Danilo Catelli

No último sábado (17/03) foram realizados os últimos jogos da fase de grupos do Torneio Integração da FASETE, que culminou na classificação de oito equipes que disputarão os jogos das quartas-de-final no próximo final de semana (24/03).

Apesar de algumas goleadas e jogos apertados, esta segunda semana de jogos ficou marcada mesmo pela quantidade acima do normal de partidas canceladas por W.O. Das 15 partidas agendadas para a data, ocorreram apenas 5 jogos, sendo que em um deles, a equipe que estava sendo derrotada, abdicou do jogo em seu decorrer. Esses resultados demonstram uma falta de organização e de esportividade por parte das equipes, que optaram por não jogar por talvez entender que não seriam capazes de se classificar.

Para as quartas-de-final, teremos quatro jogos no sábado pela manhã no futsal masculino, e também o início dos jogos do futsal feminino, com a partida: Que time é esse? X Enfica. Os jogos masculinos e femininos iniciarão às 9:30 da manhã e ocorrerão simultaneamente no Colégio Sete de Setembro. Os times vencedores seguem na competição, disputando as partidas de semi-final a partir das 15:00.

Aos alunos-atletas que se inscreveram para as demais modalidades, não se preocupem, as partidas serão realizadas no dia 31 de março, bem como os jogos finais do futsal! Contamos com a participação de todos!

Confira a Tabela de Jogos de Futsal → CLIQUE AQUI

#CURIOSIDADE

W.O.

O improvável WO dos eventos esportivos de alto nível se tornou frequente nos jogos da etapa de grupo do futsal masculino no Torneio Integração da FASETE, no último sábado.

A sigla WO, deriva da palavra de língua inglesa Walkover, cuja tradução atualmente significa vitória fácil. Porém a palavra origina-se das famosas corridas de cavalo, dos séculos XVII e XVIII, que ocorriam no Reino Unido. Caso o cavalo oponente não se alinhasse no páreo, o cavalo presente na competição, deveria caminhar (walk) sobre (over) todo o percurso da prova, cruzando a linha de chegada, e efetivando sua vitória, que, diga-se de passagem, foi fácil. O termo então se globalizou, e atualmente ele vem sendo utilizado para definir o resultado de uma partida sem oponente. Porém, uma vitória fácil não é representada apenas quando o adversário não aparece. Na Inglaterra, o termo é ainda muito utilizado para partidas cujo adversário não demonstrou combatividade suficiente, ou quando o jogo foi extremamente fácil.

Em mais de 115 anos, os Jogos Olímpicos só presenciaram apenas uma episódio de WO, quando dois atletas americanos se recusaram de correr a final dos 400m, após a eliminação por falta de um compatriota, levando o britânico Wyndham Halswelle ao único pódio solitário da história. Este fato único é um exemplo de que os valores olímpicos – respeito, amizade e excelência – devem ser mais fortes do que a desistência ou o conformismo.

A ocorrência do WO deveria ser uma completa exceção em um torneio de Integração de uma comunidade universitária. A vitória em uma competição é apenas um detalhe, dentre todos os benefícios que uma prática esportiva como essa pode trazer aos seus participantes, tais como: integração social, melhora da concepção corporal, redução do sedentarismo, liberação de endorfina, causando sensação de prazer e bem estar etc. Um amadurecimento das equipes e de seus representantes é necessário, para que entendamos que mais que competir, é preciso participar!!

Aguardamos as equipes classificadas para os próximos jogos neste sábado!!

Credenciada: FIES Prouni