Consulta e-MEC

Educa Trekking 2012 - Serra do Umbuzeiro!

- Prof. Danilo Catelli - Coordenador do curso de Educação Física
Crédito: Edemilton Jr. / Danilo Catelli

Neste domingo (21/10), foi realizado pelo Departamento de Educação Física da FASETE, o "Educa Trekking 2012", com destino à Serra do Umbuzeiro!

Segundo o site Alma de Viajante, “Trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir um trilho. Não é alpinismo, (pois) não implica escalada - apenas caminhar, o exercício mais natural do mundo”. Em teoria, ele é um esporte conceituado na categoria de pedestrianismo, em que seus participantes percorrem uma trilha no meio da Natureza; e seus trajetos podem durar mais de um dia!

Pois bem, pensando em realizar uma atividade extra-curricular, que envolvesse a temática do Esporte em integração com a Natureza, os alunos do curso de Educação Física da FASETE escolheram a Serra do Umbuzeiro para ser o local visitado no Educa Trekking 2012.

Localizado no povoado do Riacho, ao sul da cidade de Paulo Afonso, a serra fica a 507 metros de altura à nível do mar, em uma região de 259 metros acima da região metropolitana de Paulo Afonso. Além disso, ela é cercada por histórias do cangaço e por povoados em que Lampião e seu bando passaram.

A Serra do Umbuzeiro possui uma geografia de beleza incomparável, cheio de pedras e arquitetura cuidadosamente esculpida pela natureza.

O passeio durou toda a manhã do domingo, contou com a presença de alunos das três turmas de Educação Física, de alguns colaboradores do grupo FASETE e o apoio dos soldados do Exército de Paulo Afonso! Sob a orientação do professor Danilo Catelli, o trekking demostrou que é uma atividade física prazerosa, que possibilita o lazer e que apesar dos desempenhos individuais, engrandece o trabalho e a conquista coletiva. E no final de tudo resultou em belas fotos! (confira na galeria)

O curso de Educação Física, mais uma vez em 2012, promoveu uma atividade diferente aos seus alunos e a cada dia tem consolidado seu espaço na FASETE e no coração de cada morador da Região de Paulo Afonso! Pode ter certeza que todos esperam ansiosos pelo "Educa Trekking 2013"!!!