Consulta e-MEC

Alunos de Direito visitam a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso-Ba

- Fábio Almeida, Eça Katterine - Direito / ASCOM
Crédito: Ilustração Alunos do Curso de Direito presentes à sessão da Câmara.
Alunos do Curso de Direito presentes à sessão da Câmara.

Ontem (29/04), às 19h, os alunos do 1º período de Direito da Fasete realizaram uma visita técnica à Câmara de Vereadores de Paulo Afonso-Ba. A iniciativa é dos Professores Dsc. Fábio Almeida – Introdução ao Estudo do Direito I e Eça Katterine, que leciona Direito Constitucional III.

As “visitas técnicas assistidas" são atividades de extensão, que consistem em oportunizar ao discente a inclusão no contexto prático e real das atividades do Poder Legislativo na criação de normas, mais precisamente as leis positivadas, as quais são uma das fontes mais importantes do Direito.

O trabalho acadêmico foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos alunos do Curso de Direito a oportunidade de exercer a sua cidadania, não somente como cidadão de direitos e garantias, mas também como operadores do direito, eis que eles vão assistir e participar da atividade legislativa. Presentes à sessão da Câmara, os acadêmicos puderam contribuir para a melhoria social, e ao mesmo tempo, exercitar os ensinamentos aprendidos em sala de aula sobre as fontes jurídicas e o processo legislativo”, afirmou o professor Fábio Almeida.

A importância de conhecer o processo legislativo reside no conhecimento das formas de criação de um projeto de lei e de todas as suas fases, da propositura do projeto de lei até a publicação, quando as leis, em sua maioria, passam a ter vigência.

Segundo Eça Katterine, essas visitas são semestrais e acontecem desde 2008. "Com essa visita no primeiro semestre, os alunos chegam ao segundo ano de direito conscientes da necessidade de integrar a teoria com a prática, como também da realidade no processo das atividades legislativas, visto que são incentivados pela faculdade a participar, e depois, tornam-se mais conscientes de suas responsabilidades e participam mais das questões legislativas na sociedade em que vivem", enfatizou a professora.

A Fasete agradece a Câmara de Vereadores e demais colaboradores envolvidos na visita que, sem dúvida, contribuiu de maneira significativa no fomento do aprendizado dos nossos alunos.