Curso de Direito realiza Painel Integrado

- Jerusa de Arruda - Direito / André Luiz - ASCOM
Crédito: Edemilton Júnior Painel Integrado aborda Cidadania e Direitos Políticos.
Painel Integrado aborda Cidadania e Direitos Políticos.

Na última sexta-feira (17/09), os alunos do 3º período do Curso de Direito da Faculdade Sete de Setembro – Fasete realizaram o Painel Integrado, primeira etapa de uma série de atividades, com a temática “Cidadania e Direitos Políticos” sob a coordenação da Professora Jerusa de Arruda, no Auditório do Núcleo de Apoio Institucional da Fasete alocado no Colégio Sete de Setembro.

Na ocasião os alunos, deram uma demonstração inequívoca de competência e comprometimento cívico. No total, foram 120 alunos discutindo o Direito Constitucional a partir do contexto das eleições 2010. No primeiro momento, aconteceu a palestra tema ministrada pela professora Jerusa com base nos elementos diretivos do texto constitucional, Titulo II, artigos 12 até 17 da Constituição Federal de 1988. Na segunda parte tivemos a primorosa participação dos alunos que personificaram o quadro presidenciável; onde cada um deles, se apresentou como candidato a presidência e apresentaram propostas no campo dos direitos sociais: educação, saúde, segurança, etc. Na seqüência foi aberta a palavra aos presentes que participaram fervorosamente fazendo perguntas e também fazendo comentários sobre todos os itens. Por fim, foi feita uma eleição simulada dos “presidenciáveis”.

Esta atividade interdisciplinar ocorreu em parceria com a disciplina Hermenêutica ministrada pelo Professor Rildo Santos. Na oportunidade, os alunos do 1º, 2º e 3° períodos do curso também foram convidados a participar através das disciplinas ‘Estado e Política’ e ‘Linguagem e Argumentação Jurídica’.

E não para por aqui. Dia 29 de setembro será realizada a 2ª etapa da atividade onde teremos uma eleição simulada organizada pelo 3º período de Direito e para finalizar cada equipe irá apresentar material escrito sob o tema discutido no Painel Integrado.

A Coordenação do Curso de Direito, na pessoa da Professora Jerusa de Arruda, agradece aos professores José Elio, Rildo Santos e Risete Reis; e aos alunos pela efetiva participação na atividade.