
Mesa-redonda debateu os desafios da profissão docente
- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação
Na noite da última terça-feira, 10, o auditório da Faculdade Sete de Setembro recebeu estudantes, profissionais e especialistas da UNEB, Univasf e Fasete, além de professores de carreira atraídos pela temática para debater “Os Desafios do Professor do Séc. XXI”.
A mesa promovida pelos cursos de licenciatura em Letras e Educação Física da Fasete foi mediada pela doutoranda Cecília Oliveira e contou com a participação do professor mestre de Educação Física, Gilson Souza, do dirigente regional da APLB Sindicato, Humberto Alves, e do professor da UNIVASF, Márlon Almeida.
Humberto, que abriu as apresentações, destacou o desafio da valorização do professor traçando um panorama histórico da construção da profissão no país. Seguindo pela ênfase na organização da categoria e os direitos conquistados.
Já o professor da casa, Gilson Souza, refletiu com um tom profundo o processo de educação e o papel do professor. “Somos responsáveis por construir novas realidades”, pontuou Gilson ao refletir sobre Paulo Freire.
Encerrando a etapa de apresentações o professor Márlon expandiu a discussão trazendo à tona discussões políticas que envolvem a prática docente e a forma como o professor pode diminuir as distâncias entre as pessoas.
O público participou ativamente do momento de perguntas trazendo questionamentos e falas complementadoras para o debate.
“O evento foi muito bom e tratou de questões contundentes da profissão do professor”, avaliou Givanildo Torres, professor de artes de Santa Brígida. “Muito importante estar debatendo e expondo esses problemas na sociedade para que possamos encontrar uma solução”, complementa a bióloga pela UNEB, Mariana Jucá.
“Estamos muito contentes com o envolvimento da comunidade acadêmica neste evento pensado para a prática docente e que trouxe essas falas que nos provocam a refletir e agir. Muito obrigada a participação de todos e todas”, agradeceu a mediadora, Cecília Oliveira.