Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Direito

Núcleo de Prática Jurídica realiza “Mutirão Carcerário” em apoio a atividades da Semana Dom Mário Zanetta

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação
Crédito: Daiany Varjão | Unirios Público presenta da abertura do
Público presenta da abertura do "Mutirão Carcerário".

Na última segunda-feira, dia 11/11, foi realizada a abertura oficial dos trabalhos do denominado “Mutirão Carcerário”. A atividade promovida pela Diocese de Paulo Afonso e a Pastoral Carcerária, conta com o apoio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário do Rio São Francisco, Unirios.

O mutirão faz parte das ações da Semana Municipal Dom Mário Zanetta que acontece de 11 e 14 de novembro, a data celebra o legado do bispo diciocesano que marcou a cidade, assim com a região através de projetos sociais.

Segundo Henrique Brandão, Coordenador do NPJ, o objetivo é verificar situações específicas de apenados que possuam necessidades jurídicas, como a progressão de regime e transferência de cumprimento de pena para cidades mais próximas às famílias, por exemplo.

Contatada pela Coordenação do Curso de Direito, a Vara do Júri e Execuções Penais de Paulo Afonso se disponibilizou a fornecer estimados 50 processos para apreciação por parte dos Estagiários do Curso de Direito, sob a supervisão da Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica e do Professor da Disciplina Específica.

“Na gênese, a atividade visa a promoção de direitos fundamentais na área prisional, ligados à dignidade da pessoa humana e levando em consideração o princípio ressocializador da pena. Especificamente, visa-se a garantia do devido processo legal na fase de execução penal, assunto tratado na disciplina Direito Processual Penal III, cursada pelos Discentes envolvidos na atividade e que trata, entre outros assuntos da execução penal, do sistema penitenciário, da Lei de Execuções Penais e da assistência ao preso”, explica Dr. Henrique.

A solenidade contou com a presença do Padre José Raimundo, representando a Diocese e Pastoral Carcerária, do Diretor Acadêmico Jacson Gomes de Oliveira, da Coordenadora do Curso de Bacharelado em Direito Manuella Vergne, de Henrique Brandão, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e equipe do setor, Caio Dória, Professor da Disciplina Direito Processual Penal III, e dos discentes selecionados e matriculados na disciplina.

Leia Mais

1 até 9 de 491 Próximo »   Último »
Credenciada: FIES Prouni
Associada:
  • ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
  • ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior
  • Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia
  • MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA