Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Enfermagem

Acadêmico de Enfermagem apresenta trabalho em Congresso Nacional e Encontro Nordestino

- Dep. Comunicação

Acadêmico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Rios São Francisco – UniRios, Felipe Teixeira, apresentou trabalho no II Congresso Nacional de Práticas Integrativas (CongrePICS) e Complementares em Saúde e o IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS NE).

No período de 14 a 17 de novembro de 2019, o acadêmico Felipe e seu orientador, o Prof. Me. Luís Filipe Dias Bezerra, participaram dos eventos que foram realizados, simultaneamente, na cidade sergipana de Largato.

O uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) – como yoga, acupuntura e auriculoterapia – vem crescendo a cada ano no SUS, como complemento de tratamentos em saúde.

Pesquisadores, estudantes, movimentos sociais, professores, trabalhadores e usuários se reuniram a fim de aprofundar o diálogo e troca de conhecimentos sobre as PICS.

O II CongrePICS e o IV PICS NE tiveram como tema “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: evidências para um cuidado solidário e integral no SUS”, e uma ampla programação: três conferências – Solidariedade, democracia e saúde: contribuições das PICS; Evidências científicas em PICS; Saberes tradicionais brasileiros, espiritualidade e saúde – mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência, tenda de cuidados (espaço que propiciou aos participantes a experiência de formas diversas de cuidado com as PICs) e espaço cultural.

O discente Felipe Teixeira e seu orientador, o Prof. Me. Luís Filipe Dias Bezerra, realizaram apresentação oral do trabalho científico intitulado “O uso da Ayahuasca no contexto ritualístico e seus benefícios antidepressivos para usuários de igrejas do Santo Daime”.

“Foi muito importante ter participado do evento, a troca de experiências fortalece ainda mais meu processo de formação”, disse Felipe Teixeira.

“Os projetos de iniciação científica são essenciais para o desenvolvimento das habilidades e competências do futuro profissional, pois a utilização de temas e problemas relacionados a sociedade favorece o pensar crítico diante das necessidades de saúde da população”, explicou o professor Luís Felipe.

Orgulhosa, a coordenadora do curso de Enfermagem do UniRios, Daniely Gama afirmou-“A participação dos nossos alunos em eventos nacionais e internacionais proporciona a internacionalização do conhecimento, momento de grande importância para discentes e docentes. A apresentação de trabalhos produzidos por nossos alunos nos deixa bastante orgulhosos, isso representa a contribuição do UniRios nos diversos espaços de discussão e produção científica”.

Credenciada: FIES Prouni