Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Biomedicina

II Feira Biomédica destacou relevância da profissão

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação com informações de Lucas Silva | LABIOM

Aconteceu de 19 a 21 de novembro ocorreu a II Feira Biomédica que destacou relevância no cenário médico da atuação dos Biomédicos. Neste ano, o evento foi pela primeira vez organizado pela Liga Acadêmica Interdisciplinar de Biomedicina – LABIOM em comemoração ao dia do Biomédico que aconteceu no último dia 20.

Com 53 anos de existência e 40 anos de regulamentação a Biomedicina tem papel importante, junto a outros profissionais de saúde, no diagnóstico e tratamento de doenças.

Na abertura, no dia 19/11, os participantes assistiram as palestras da Dra. Marina Ferraz, a professora da Univasf falou sobre “Atuação e Inovação da Pesquisa”, e de Guilherme Mazzoti, o farmacêutico bioquímico e coordenador do HEMOBA Paulo Afonso trouxe como tema “A Importância do Banco de Sangue no Processo Transfusional: Por que ser um doador?”.

A atividade foi seguida por uma mesa redonda com egressos de Biomedicina do Centro Universitário do Rio São Francisco-UniRios Roberta Mariane, Rubens Henrique, Samara Lima e Mônica Dias, mediada pelo Professor do curso de Biomedicina Everton Philipe.

O segundo dia (20/11) foi dedicado a levar informação para as pessoas. A LABIOM com apoio do Centro de Testagens e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) do munícipio organizaram uma ação social na praça do Acarajé, na cidade de Paulo Afonso sede do campus do UniRios, com a realização de Testes Rápidos para HIV e Sífilis, dosagem de glicemia e aferição de pressão arterial da população presente.

O último dia teve como destaque a realização de minicursos, com os seguintes temas e facilitadores: Interpretação e Liberação de Hemograma, Uso indiscriminado dos Antibióticos e a Resistência Bacteriana, ambos ministrados pelas biomédicas e egressas do Unirios a esp. Maria Adenize e a esp. Mônica Dias respectivamente e o minicurso sobre a Atuação e Regulamentação do Biomédico na Estética ministrado pela professora esp. Camila Brandão, encerrando as atividades acadêmicas do evento.

Nesta segunda-feira, 25, como parte do compromisso social junto à comunidade foram entregues 85,5 kg de alimentos arrecadados junto aos participantes. Os donativos foram entregues pelo Presidente da LABIOM, Lucas Emanuel Gomes da Silva, junto a Diretora de Extensão, Thaís V.B. Cavalcante, e o Coordenador da Liga e do curso de Biomedicina, Ilton Palmeira.

Agradecemos aos parceiros: Alex Weynner (ESTÉTICA), Lucas Gabriel (FOTOGRAFIA E DESIGN), Dr. Helvécio (ESTÉTICA BUCAL), Roberta Mariane (ESTÉTICA AVANÇADA) e Oliveira Magazine, assim como a todos que participaram desse evento, fica aqui os agradecimentos.

Credenciada: FIES Prouni