Consulta e-MEC
Odontologia

I Odonto Social leva informação sobre cuidados com os dentes para crianças

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação
Crédito: Fotos Dorisvan Lira | UniRios e Arquivo Pessoal

No Bairro Boa Esperança, na da cidade de Paulo Afonso, crianças da Escola Municipal São José tiveram uma atenção especial dos estudantes de Odontologia do Centro Universitário UniRios. Através do I Odonto Social os pequenos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da escovação, creme e fio dental, além dos danos à saúde que a cárie pode provocar.

A recepção calorosa das crianças tornou a experiência ainda mais marcante. E para o evento, os alunos do curso de odontologia montaram um Bocão reciclável com garrafas pets.

“A criação do Bocão tem o intuito de despertar a consciência ambiental e a importância da transformação do lixo reciclado. É um equipamento de educação em saúde na promoção da saúde bucal que foi apresentado, de forma especial, na comunidade Boa Esperança, por ter possuído anos atrás, o lixão da nossa cidade, e que hoje está transformada”, explica Leônidas Marinho, coordenador do curso de Odontologia do UniRios e orientador da atividade.

Segundo o grupo, mais de 60 crianças de 6 a 8 anos de idade foram atendidas. Na ação educativa, além do Bocão, os acadêmicos usaram outros recursos lúdicos como uma peça teatral de fantoches para falar sobre higiene oral. Na avaliação dos acadêmicos a atividade serviu para firmar o compromisso social do curso.