Baixe o aplicativo da FASETE e tenha acesso rápido ao Portal Acadêmico no seu celular

Financeiro

Financiamento Estudantil facilita acesso ao ensino superior – veja como conseguir

- Dep. Comunicação
Crédito: Imagem ilustrativa | Reprodução Internet

Fazer um curso superior pode abrir muitas oportunidades. Mesmo em um momento em que a economia do Brasil desacelerou para profissionais especializados encontrar uma vaga de trabalho é possível. Por isso, estar preparado faz toda a diferença.

Se por um lado universidades públicas oferecem poucas opções de carreira, encarar a mensalidade de uma instituição privada não é mais um obstáculo instransponível.

Através de Programas de Financiamento Estudantil, públicos ou privados, que podem custear 100% dos estudos, ou diminuir pela metade o valor da mensalidade e prolongar o tempo para quitar os estudos.

São vários tipos que tem um só objetivo: permitir ao estudante conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior.

Para conseguir um financiamento é preciso seguir as regras que cada um estipula, em geral, garantias básicas como fiador e comprovação de renda.

Conheça os principais programas oferecidos em Paulo Afonso:

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil-FIES é o principal financiamento governamental. Através dele é possível financiar entre 50% e 100% do valor da mensalidade. O financiamento é pago ao término do curso, cumprido um prazo de carência.

Para participar, o candidato precisa ter marcado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação do Enem, e comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para a modalidade sem juros e comprovar renda de até 5 salários por pessoa para as modalidades com juros.

CREDIES

O crédito universitário CREDIES é uma forma de financiamento educacional onde o(a) estudante paga 50% da mensalidade enquanto estuda, e, a outra parte após a conclusão do curso.

O CredIES é oferecido pela Fundacred em parceria com as instituições de ensino como o Centro Universitário UniRios, em Paulo Afonso, dando a oportunidade que você esperava para realizar o sonho da graduação.

O portal do CREDIES tem uma ferramenta de simulação CLIQUE AQUI

PRAVALER

Este crédito universitário financia SEM JUROS os estudos, porque a faculdade paga os juros para o estudante.

A proposta é a seguinte, o SEMESTRE LETIVO É DIVIDIDO EM 12X, e no próximo semestre, se você deseja financiar, as PARCELAS NUNCA SE ACUMULAM. Isso acontece porque você só começa a pagar a segunda contratação quando terminar a primeira.

Na prática, isso significa que a faculdade vai ser paga no dobro do tempo. Se você faz um curso de 10 semestres (5 anos), e financiar todos, você levará mais 5 anos para quitar o financiamento. Pagando apenas metade da mensalidade.

O Pravaler também possui um simulador veja AQUI

Agora que você conheceu as principais formas de financiamento é hora de escolher o curso que deseja fazer. Neste artigo já citamos o Centro Universitário UniRios que está com inscrições abertas para o processo seletivo 2020.1.

São 17 carreiras, com cursos de curta duração de até 2 anos, e o melhor, todos com financiamento CREDIES e PRAVALER.

www.unirios.edu.br/processoseletivo

Credenciada: FIES Prouni