Educação Física

Professores e alunos do UniRios publicam livro na Europa sobre a prevenção do risco de quedas em idosos

- Natália Cleuber - Dep. Comunicação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem algum episódio de queda a cada ano, e essa proporção se eleva para valores que oscilam de 32% a 42% para os idosos com mais de 70 anos.

Um índice alto, quando levamos em conta que essas quedas podem ser fatais para maioria das pessoas da terceira idade.

Pesquisadores das mais diversas áreas se debruçam sobre a temática para encontrar formas de prevenir o risco de quedas em idosos e, consequentemente, o crescimento da mortalidade.

Dessa vez, temos entre os estudiosos do tema, alguns professores e alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário UniRios, a coordenadora do curso e professora, a Dra. Ana Carolina Oliveira, os professores Mestrandos Lúcio Costa e Jorge Paulo Carvalho e o professor Esp. Gilson Pereira Souza; além dos alunos Andressa Neves, Danielle Alencar, Felipe Souza, Lucas Nathan Moura, Luana Oliveira, Marilda Costa e Rita de Cássia Costa.

Ana Carolina explica a iniciativa do projeto que os levou a publicar um capítulo no Livro “Prevenção de quedas em idosos”, lançado pela editora Dikyson da Espanha – ”A pesquisa surgiu por meio da parceria entre LABIMH (UNIT), UNIRIOS, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Projeto Reviver (que assiste idosos e pertence ao CERSPA – Entidade Mantenedora do Colégio Sete de Setembro), para a coleta de dados dos estudos de pós-doutorado do Prof. Dr. César Augusto Santos (UEPA) e do mestrado do Prof. Lúcio Costa (UNIRIOS), no programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da UNIT, ambos orientados pelo renomado prof. Dr. Estélio Dantas, sobre a avaliação de uma bateria de testes de risco de quedas em idosos, muito importante como fator preventivo de lesões sérias, que podem levar o idoso à morte”.

Os alunos envolvidos no capítulo do fazem parte do GEPEFEL (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer), dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Educação Física do UNIRIOS, que é capitaneado pelos docentes envolvidos, tem a coordenadora do curso como líder e conta, ainda, com o auxílio de pesquisadores externos, como o Prof. César Augusto da UEPA – “Que certamente é muito bem visto e avaliado por órgãos fomentadores da pesquisa científica em nosso país como a CNPQ e a CAPES”, esclareceu a dra. Ana Carolina.

Ao realizar essa pesquisa, os alunos tiveram uma oportunidade ímpar proporcionada pelo UniRios, seus docentes e parceiros, pois ainda na graduação, experimentaram a iniciação científica, com coleta real de dados, com seres humanos, com resultados que passaram por tratamentos estatísticos complexos e conceitos avançados sobre o envelhecimento, colocando em prática a base do conhecimento adquiridos nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do UniRios – “Além disso, os alunos puderam perceber como o mercado editorial é um desafio para os cientistas”, complementou Carolina.

A publicação de um livro na Europa mantém o UniRios na vanguarda das pesquisas científicas na área da Educação Física em Paulo Afonso e toda região – “ E isso, certamente, é um diferencial, pois também preparamos alunos para além da prática profissional, pois somos uma instituição que valoriza além o ensino, a extensão, sem esquecer da pesquisa científica, que rende muitos frutos”, disse Ana Carolina, agradecendo a parceria entre as instituições de ensino renomadas do eixo Norte-Nordeste, e aos pesquisadores com ampla experiência na Educação Física.

O livro foi publicado e é vendido no formato digital (e-book), pela Editora Internacional Dykinson da Espanha, na versão em português. O custo do livro é de 5 euros, cerca de R$30,00 e já está disponível no site da editora.

A depender da quantidade de livros vendidos, haverá também a publicação do livro em espanhol.

Toda a equipe docente e administrativa do Centro Universitário UniRios parabeniza os professores, alunos e demais universidades envolvidas, reafirmando a importância da pesquisa científica para as instituições, para a sociedade, e a relevância da iniciação científica ainda da vida acadêmica.