Geral Institucional

UniRios lança cartilha com Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais

- Natália Cleuber l Dep. Comunicação

Preparando-se para o retorno às atividades letivas presenciais, o Centro Universitário UniRios preparou uma Cartilha com as principais instruções de como será o protocolo de retomada, visando a biossegurança dos estudantes, professores e demais colaboradores da instituição.

Dividido em 04 fases, o Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais trará, de forma gradual, os estudantes e professores às atividades realizadas no campus e nos locais de estágio e de atividades práticas.

Na FASE 01, retornarão os componentes curriculares práticos e clínicos e estágios remanescentes de 2020.1 e 2020.2, respeitando o contingente máximo de 25% do UNIRIOS.

Na FASE 02, havendo sucesso na implantação da Fase 1, o UniRios passará a realizar 25% de seus componentes curriculares teórico-práticos no formato presencial, por meio de rodízios que, quando somadas às práticas, não deverão ultrapassar 50% do contingente da instituição.

A FASE 03 se assemelha à fase 2 em todos os quesitos, excetuando-se o contingente efetivo das atividades teóricas, que passará de 50%, que, contudo, quando somadas às práticas e estágios, não deverão ultrapassar 75% do contingente do UniRios.

A FASE 04 ocorrerá se houver sucesso na implantação da fase 03, havendo o retorno de 100% dos estudantes e professores, em todos os componentes curriculares.

Vale ressaltar que pode haver progresso ou regresso das fases, caso se faça necessário.

A Cartilha também traz informações relevantes, com procedimentos de biossegurança, formas de acesso ao UniRios e circulação na instituição, a higienização dos espaços, distanciamento nas salas de aula e laboratórios e as medidas protetivas relacionadas a casos suspeitos e confirmados para Covid-19.

“Desde o começo da pandemia o UniRios procurou agir com responsabilidade no trato desta situação inusitada. Adaptamos as aulas presenciais para o formato conectado com o mínimo possível de prejuízo ao estudante e ao professor, eis que agora estamos prestes ao retorno gradual das atividades. Desta forma, a instituição criou um protocolo de retorno elaborado dentro das normas da Ministério da Saúde, bem como da OMS, que irá atender com segurança a nossa comunidade acadêmica. Quando possível e de acordo com a legislação vigente, divulgaremos a data do retorno presencial das atividades práticas e de estágio, por meio das coordenações de curso, que entrarão em contato com as turmas aptas ao retorno. Ressaltamos que as atividades teóricas continuarão a ser ofertadas de forma conectada, sem previsão de retorno a modalidade presencial. ”, explicou o pró-reitor de Ensino do UniRios, Evandro André de Souza.

Acesse a CARTILHA de Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais do UniRios clicando aqui.