
Qual é o tamanho da sua pegada de carbono?
- Dep. Comunicação
Olá, amigo leitor!
Queremos provocá-lo com a seguinte pergunta: Por que o CO2 passou também a ser considerado perigoso à nossa sobrevivência?
Por consequência do crescimento dos desmatamentos e das queimadas de árvores, bem como a forma de vida consumista da maioria dos seres humanos ao longo dos séculos. Assim, eleva-se o lançamento de CO2 na natureza e com isso “o gás que antes era necessário para manutenção do calor e da vida no planeta, tornou-se excessivo, formando uma espessa camada em volta da Terra, retendo o calor além do esperado”.
Diante dessa situação, os pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel (canadense e suíço, respectivamente), criaram o conceito de “pegada de carbono”, com o objetivo medir a quantidade de CO2 que cada ser humano emite diariamente.
Vamos acompanhar um exemplo de uma família que:
Consome 300 watts de energia elétrica por mês;
Utiliza até 5 botijões de gás por ano;
Percorre diariamente 20 km de carro;
Tem dieta baseada em frango;
Produz 800 gramas de lixo por dia
Para esse caso, a família precisa plantar anualmente 8 árvores para equilibrar sua ação poluidora.
E você, já sabe o tamanho da sua pegada de carbono, de quantas árvores está devendo e por fim, se todas as pessoas tivessem o seu estilo de vida quantos planetas seriam necessários? Quer saber mais, CLIQUE AQUI.
Em relação a isso, o Grupo Sete tem feito a sua parte para compensar os impactos das emissões de CO2, a exemplo dos investimentos em energia limpa, na implantação de coletores de resíduos de pilhas e óleo de cozinha, nas ações desenvolvidas no Conselho de Meio Ambiente, no reaproveitamento de água do sistema de condicionamento de ar, e principalmente ampliando as áreas verdes (foto 01) utilizando espécies arbóreas do bioma caatinga.
Foto 01: Áreas verdes do Colégio Sete de Setembro
Fonte: Dep. de Comunicação
Voltando ao desafio, compartilhamos outra calculadora para encontrar a sua pegada de carbono, CLIQUE AQUI e compartilhe conosco os resultados e ações para a redução dos impactos, falando nisso veja como podemos contribuir para reduzir a emissão de CO2:
Atitudes e suas contribuições na redução de CO2 (toneladas) por pessoa/ano