Dep. Comunicação

UniRios retoma atividades presenciais de estágio e manterá desconto nas mensalidades

- Natália Cleuber | Dep. Comunicação

Foram muitos os desafios para o mundo acadêmico neste ano de 2020. Mas, desde o início da situação pandêmica por Coronavírus, o Centro Universitário UniRios seguiu se reinventando para continuar oferecendo um ensino de qualidade.

Foram vários os investimentos realizados para que os universitários não tivessem sua formação prejudicada. Plataformas de aprendizagem virtual e ampliação do link de internet foram, rapidamente, implantados e adaptados pela equipe de Tecnologia do UniRios. Os professores foram capacitados para ainda que de longe, continuassem entregando os conteúdos acadêmicos inerentes à formação do estudante.

Isso mostra o compromisso e a responsabilidade que o UniRios tem com você, aluno. Enquanto muitas instituições pararam e precisarão repor suas atividades, o UniRios continuou e cumpriu, rigorosamente, o calendário letivo 2020.1 e 2020.2.

“Em nenhum momento houve a interrupção das atividades letivas, com exceção de algumas atividades práticas e de estágios que tiveram seus campos fechados, todas as demais atividades foram mantidas fazendo uso das tecnologias na modalidade ‘Presencial Conectado’. Desta forma, o UniRios integralizou de forma plena a carga horária das disciplinas teóricas, garantindo aos seus universitários a continuidade dos seus estudos em 2020”, explicou o pró-reitor de Ensino, Evandro André de Souza.

Retorno às Atividades Letivas Presenciais

Evandro salienta, também, que o UniRios já se planeja para o retorno às atividades práticas e de estágios presenciais, envolvendo os cursos da área da saúde, isso deve ocorrer ainda no mês de novembro. Para os demais cursos, as atividades continuarão a ser ofertadas de forma conectada.

Para que haja o retorno das atividades letivas presenciais, foi criado um Protocolo de Retorno às Atividades Letivas Presenciais.

Nesse protocolo constam as medidas de biossegurança que serão adotadas e as fases de retorno gradativo, tendo prioridade os alunos que precisam cumprir os componentes curriculares práticos e clínicos e estágios remanescentes de 2020.1 e 2020.2, respeitando, na fase 01, o contingente máximo de 25% do UniRios.

Apoio durante a pandemia

Ainda pensando nos estudantes e, mesmo em meio a altos investimentos tecnológicos para garantir o cumprimento do ano letivo em meio à pandemia, o UniRios criou seu próprio Plano Emergencial de Auxílio ao Estudante, concedendo desconto de 30% para aqueles que perderam a renda totalmente ou parcialmente, além de outras condições especiais para que os universitários continuassem com os estudos.

Para aqueles que não foram contemplados dentro das diretrizes do Plano Emergencial, o UniRios, atendendo a Lei Nº 14.279/2020 aprovada em agosto pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), concedeu desconto de 20% no valor integral da mensalidade, desde o vencimento de setembro.

No último dia 29 de outubro, o Governo do Estado da Bahia, por meio do Decreto Nº 20.077, autorizou o retorno gradativo ou integral às atividades presenciais nas universidades, motivo pelo qual não haveria mais a obrigatoriedade da manutenção dos descontos nas mensalidades, todavia, o UniRios retomará parte de suas atividades presenciais, conforme Protocolo acima citado, e continuará, mesmo assim, aplicando a redução dos descontos nos meses de novembro e dezembro de 2020.

“Por entender a situação econômica atual, decidimos manter o desconto até o fim deste ano e, além disso, não reajustaremos o valor das mensalidades para o ano letivo de 2021”, explicou o pró-reitor Administrativo Financeiro do UniRios, Gustavo Henrique da Costa, lembrando que será o segundo ano consecutivo de não reajuste na mensalidade dos cursos ofertados pelo UniRios.