HISTÓRIAS QUE NOS ORGULHAM: Conheça a história de Renata Dantas

- Dep. Comunicação

“Sempre confiei na marca Sete, uma Instituição reconhecida por sua excelência na oferta de Educação de Qualidade na região de Paulo Afonso. A Fasete (hoje UniRios) foi pioneira na oferta de cursos superiores em Paulo Afonso, oferecendo diversidade e qualidade. Então quando veio a oferta de um curso que tinha interesse, Administração, por uma Instituição confiável, embarquei e, de fato, a aposta foi gloriosa.

Quando ingressei na Fasete sabia das oportunidades que o Curso de Administração poderia proporcionar, mas no meio do curso descobri uma paixão que era pela docência, inspirada por excelentes professores e pela prática de trabalhar com os amigos da turma o estudo para as disciplinas que tínhamos. Nesse ínterim, consegui estagiar no Dept. de Comunicação da Fasete e no último período do curso, já me inscrevi e comecei a fazer uma pós-graduação em Gestão de Pessoas, pois sabia que para trilhar uma jornada acadêmica, precisava me especializar. Ao finalizar o curso, no fim de 2005, consegui uma vaga de emprego como administrativo na Fasete, onde me aproximei ainda mais do mundo acadêmico e pude me dedicar a estudar para alcançar o meu objetivo.

Em 2007, com a pós-finalizada, consegui uma oportunidade para atuar como docente na disciplina de Administração da produção que tivera vacância em meio de semestre, e me foi oportunizada. Agarrei com "unhas e dentes" e antes de findar o ano, para firmar como docente, conseguir ingressar no Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável na FCAP/UPE. O começo foi bastante difícil enfrentei muitas desconfianças porque tinha 22 anos na época, mas com dedicação, esforço e apoio dos meus pares, consegui superar, e o mestrado abriu muitas novas oportunidades.

Ao finalizar o mestrado, em 2009, atuei por 4 anos no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, quando surgiu a oportunidade de fazer um concurso público, sonho de todo professor, para atuar na rede Federal. Fui chamada em 2012 para ser docente do Instituto Federal de Educação de Pernambuco, na cidade de Recife. Um sonho realizado, mas faltava o Doutorado.

E foi lá, na Capital Pernambucana, que surgiu a oportunidade, no ano de 2013 mudei pra Recife, foi quando me desliguei da Fasete, e em 2014 iniciei o Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2019, finalizei o Doutorado, e hoje, além de Docente no IFPE, atuo como Diretora de Pesquisa no Instituto Internacional Despertando Vocações, como voluntária, e consegui conquistar o meu sonho profissional traçado lá em 2004, quando estava sentada nas bancas da Fasete imaginando o que seria o meu futuro.

A Fasete me trouxe uma base sólida de formação para alcançar tudo isso. Tudo começou no Sonho do Sr. Gilberto, a quem admiro muito e agradeço, aquele sonho de trazer educação superior de qualidade, proporcionou a melhor formação e abriu oportunidades para alcançar o que eu sonhava, mas o que me deixa feliz é que eu poderia ser o que eu quisesse ser, e eu consegui, como tantos amigos também conseguiram. A Fasete me deu a base e com dedicação e esforço eu cheguei onde eu queria” - Renata Dantas (egressa 2005 do curso de Administração).

Prosseguir
Marcas UniRios: