G7 Ambiental

Cidadania: UniRios faz parceria com aplicativo de zeladoria urbana QZELA

- Dorisvan Lira| Dep. Comunicação

O Centro Universitário UniRios firmou parceria com o aplicativo QZELA, uma ferramenta que proporciona a atuação cidadã, reportando os problemas da cidade pelo celular. O objetivo é que o App seja usado pelo setor acadêmico nas atividades de campo.

Disponível para IOS e Android, o usuário pode em 30 segundos identificar e registrar uma situação de zeladoria urbana. As informações são direcionadas em tempo real para um sistema de gestão e tomada de decisões.

Será possível identificar e mapear diversas ocorrências (situações problemas) nas regiões da área de cobertura dos municípios da Bahia: Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Santa Brígida e Jeremoabo, em Pernambuco: Jatobá, Tacaratú e Petrolândia, em Alagoas: Delmiro, Piranhas, Pariconha, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e, Sergipe: Água Branca e Canindé de São Francisco.

Com o QZELA os acadêmicos poderão desenvolver diversas atividades de zeladoria urbana em um dos 8 seguimentos: 1. Iluminação pública; 2. Rede de energia elétrica; 3. Sistema de água e esgoto; 4. Árvores; 5. Lixo e resíduos sólidos; 6. Terreno baldio; 7. Animais domésticos; 8. Vias e pavimentação.

Exerça sua cidadania através do QZELA e ajude a gestão pública a solucionar os problemas de zeladoria urbana e levante dados para sua pesquisa acadêmica.