Dep. Comunicação

I Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde do UniRios deu um show de conhecimento

- Natália Cleuber | Dep. Comunicação

Realizado nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro, o I Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde do UniRios reuniu congressistas de diversos estados do Brasil e até da Itália.

O evento foi um marco para o Centro Universitário UniRios por ser o primeiro em abrangência nacional, podendo levar palestras, mesas redondas e minicursos além das fronteiras de Paulo Afonso, por ter sido realizado totalmente on-line.

Foram mais de 10 minicursos, dezenas de trabalhos científicos apresentados, além de mesas redondas e palestras. Sem dúvidas, o Congresso foi marcado pela interdisciplinaridade. Temas nas áreas da Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Educação Física perpassaram pela programação do evento, trazendo abordagens contemporâneas e discussões relevantes.

De acordo com a professora Andréa Kedima, idealizadora do Congresso junto ao professor Antônio Simões, o objetivo principal do evento era proporcionar aos nossos estudantes e aos profissionais de saúde da região um espaço de imersão no mundo da pesquisa científica integrada a práxis assistencial, além de estimular a produção científica, o processo crítico-reflexivo e a prática baseada em evidências, que são aspectos fundamentais para a formação acadêmica de excelência.

“O evento proporcionou um espaço profícuo de discussões acerca das questões em torno das ciências da saúde e da pandemia da COVID-19. Integramos teoria e prática, unindo a ciência e as experiências dos nossos palestrantes e conferencistas em debates riquíssimos”, complementou Andréa.

Para Simões, “O compartilhamento de experiências passadas por profissionais e professores renomados de vários estados brasileiros, por meio de conferências, mesas redondas e minicursos, também traz uma formação de alto nível aos estudantes, pois assim ele já tem acesso ao que há de mais atualizado em tornos dos temas abordados durante os dias de nosso evento”.

MENÇÕES HONROSAS AOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DE DESTAQUE

Os organizadores do Congresso, coordenadores de curso e professores parabenizam todos os discentes que apresentaram trabalhos científicos durante o evento. Dentre eles, parabenizam, especialmente, os vencedores dos trabalhos. Foram eles:

Trabalhos científicos na modalidade Resumo Simples:

1º Lugar

AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DO NITRATO DE POTÁSSIO A 5% NO EPITÉLIO ORAL DE ADULTOS

Autores(as): Bruna Renise Ribeiro Costa; Wilton Mitsunari Takeshita; Marcos Antônio Lima dos Santos; Liciane dos Santos Menezes.

2º Lugar

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MÉTODOS MATEMÁTICO-COMPUTACIONAIS PARA PREDIÇÃO DO RISCO DE RUPTURA DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

Autores(as): Mateus Henrique de Las Casas Lima, Larissa Cristina França Santos, Rodrigo Mendes, José Honório de Almeida Palma da Fonseca, Pedro Pereira Tenório.

3º Lugar

ALINHADORES ORTODÔNTICOS: RELATO DE UM CASO CLINÍCO

Autores(as): Ramon Ferreira de Sá Soares; João Victor Gomes da Silva; Ana Paula da Silva Soares; Fabiana Cazuza da Silva; Elizeu de Lima Guedes.

Trabalhos científicos na modalidade Resumo Expandido:

1º Lugar

ENDOMETRIOSE: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Autores(as): Luana Vitória Santana Menezes; Sabrine Canonici Macário de Carvalho.

2º Lugar

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES NOS DIFERENTES CICLOS VITAIS E O PAPEL DO ENFERMEIRO

Autores(as): Adonay dos Santos Rocha;  Andrea Kedima Diniz Cavalcanti Tenório.

3º Lugar (Empate técnico – dois trabalhos premiados)

REABILITAÇÃO COM FACETAS EM RESINA COMPOSTA EM CASO DE AMELOGÊNESE IMPERFEITA

Autores(as): Gabriel Hamand Timani Soares; Wangela Silva Araujo; Fernanda Pereira Siqueira Fontes; Paula Thiany Rodrigues Marcelino; Caroline Lima Souza.

TRATAMENTO DE RECESSÃO GENGIVAL UNITÁRIA PELA TÉCNICA DE ENVELOPE – UM RELATO DE CASO

Autores(as): Maria Fernanda Soares de Melo; Josepha Gislaine dos Santos Vieira; Crislaine Ravelane Silva de Melo; Lucilaine Bezerra dos Santos Costa; Palloma Mayonne Lucena de Sá Araújo; Antônio Simões de Souza Filho.

AGRADECIMENTOS

A organização do evento agradece a participação de todos os congressitas e lhes espera na próxima edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde do UniRios. Até lá!

Marcas UniRios: