UniRios - Centro Universitário do Rio São Francisco

Consulta e-MEC
Busca Buscar
Direito

NPJ e Balcão buscam aproximar sociedade da justiça

- José Hélio - Coordenador NPJ / André Luiz - ASCOM
Crédito: André Luiz Reunião contou com a presença de diversas autoridades e os mais variados segmentos sociais.
Reunião contou com a presença de diversas autoridades e os mais variados segmentos sociais.

Em 02 de março de 2011, realizou-se nas instalações da Faculdade Sete de Setembro – FASETE, a 1ª Reunião Técnica de apresentação, para o público externo, dos serviços prestados pelo Núcleo de Prática Jurídica Rui Barbosa e pelo Balcão de Justiça e Cidadania.

A sociedade local, ali representada por diversas autoridades e os mais variados segmentos sociais, teve a oportunidade de conhecer com mais propriedade o papel desempenhado tanto pelo NPJ quanto pelo Balcão, ambos sediados na FASETE.

Esta reunião representa um grande avanço para as atividades inerentes ao campo de atuação do NPJ e do Balcão, especialmente porque, é por meio de eventos dessa natureza que a sociedade passa a tomar conhecimento das atribuições concernentes aos mesmos, proporcionando dessa maneira uma maior proximidade dos menos favorecidos à justiça, em virtude da função imprescindível desempenhada pelos órgãos envolvidos.

A 1ª Reunião Técnica contou com a presença da Drª Mirela Santana Matos Ventura - Delegada da Mulher, do Dr. José Raimundo Passos Campos - Defensor Público Estadual, da Drª Eça Katherine Almeida – Representante da Procuradoria Geral do Município, da Drª Silvana Barreto – Representante da Assessoria Pública Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Paulo Afonso, da Srª Neuza Rodrigues Batista - Representante da Paróquia de São Francisco, da Srª Lucicleide Coelho da Silva – Representante do Conselho Tutelar, da Srª Quitéria do Socorro Silva – Presidenta da Federação das Associações Comunitárias de Moradores; da Srª Jeane Maria de Lima – Representante do Espaço Social – Colégio Sete de Setembro e do Acadêmico do 7º Período de Direito da Fasete Rafael Nonato dos Santos. Os convidados demonstraram acentuado interesse diante do que foi exposto, tendo em vista que “tudo aquilo que puder ser revertido em benefício para a sociedade, será bem recebido”, salienta a Drª Mirela Matos.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Professor e Advogado José Elio Ventura da Silva, Coordenador Geral do Núcleo de Prática Jurídica, que em sua abordagem fez alusão, dentre outros assuntos, aos requisitos necessários para que os indivíduos possam ser contemplados com os serviços prestados, os horários de funcionamento, assim como as matérias que podem ser objeto de apreciação por parte do NPJ.

A Coordenadora Geral do Balcão de Justiça e Cidadania e, Coordenadora do Curso de Direito, Profª Msc. Jerusa de Arruda, enfatizou que um evento desse porte reflete bem o perfil de atuação da Fasete, por acreditar que uma instituição de ensino não pode e nem deve se restringir ao acanhados limites da sala de aula, deve ir além, deve cumprir seu papel social.

Segundo o Professor José Elio, a iniciativa de realizar um encontro dessa magnitude representa um significativo progresso nas atividades dos alunos do Curso de Direito, assim como se reverte em grandes benefícios para a população carente de Paulo Afonso – BA, que contará com um apoio inestimável na busca da concreção dos seus direitos mais prementes, notadamente aqueles de natureza constitucional.
 

Leia Mais

1 até 9 de 584 Próximo » Último »
  • Selo Instituição Socialmente Responsável 2015-2016
  • Colégio Sete de Setembro
Credenciada:
  • FIES
  • Prouni
  • Pravaler
  • Quero Educação
  • Credies
Associada:
  • ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
  • ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior
  • Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia
  • MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA
Parceiros de pós-graduação:
  • Alto QI Educacion
  • Constate
  • Instituto Publius