Consulta e-MEC
G7 Ambiental

Sancionados projetos Dia Municipal Sem Carro e Semana Lixo Zero, propostos pelo G7 Ambiental

- Dorisvan Lira | Dep. de Comunicação
Crédito: Arquivo UniRios Ciclistas durante atividade socioambiental Pedal Solidário, organizado pelo G7 Ambiental.

O G7 Ambiental, braço dedicado a temática socioambiental do Grupo Sete, apresentou em 2020 duas propostas de lei com o objetivo de colaborar com o município de Paulo Afonso nas práticas relacionadas a forma como lidamos com os resíduos sólidos, o lixo, e a mobilidade urbana.

Os projetos Dia Municipal Sem Carro e a Semana Municipal Lixo Zero foram apresentados na Câmara Municipal de Paulo Afonso através das vereadoras Evinha Oliveira e Irmã Lêda, respectivamente, sendo esses aprovados por unanimidade e sancionados pelo presidente da Casa o vereador Pedro Macário Neto, em dezembro do ano passado.

Marcos Dantas, coordenador do G7 Ambiental e responsável pela articulação do projeto comemorou o resultado. “Primeiro agradecemos a todos os vereadores que aprovaram por unanimidade os projetos, muito bom saber desse compromisso da casa legislativa com a temática do meio ambiente, e agradecemos em especial as vereadoras Evinha e Irmã Lêda por apresentar os projetos. Acreditamos que através deles poderemos amplificar alguns debates importantes para a nossa sociedade, inspirando pessoas a repensar seus hábitos”, destacou Marcos.

Sobre os projetos

Semana Municipal Lixo Zero será comemorada anualmente na última semana do mês de outubro, conheça alguns objetivos da lei:

Promover debates entre diversos setores da sociedade

Fomentar a economia circular

Incentivar o consumo consciente

Apoiar e incentivar a logística reversa

Incentivar e promover o mutirão de limpeza

O Dia Municipal Sem Carro, por sua vez, passa a acontecer anualmente no dia 22 de setembro, a proposta do Grupo Sete é realizar a semana da mobilidade urbana, e finalizar com o passeio ciclístico Vem de Bike. Entre seus objetivos:

“[...] devendo o Poder Público Municipal, promover atividades educativas e realizar campanhas para obter a adesão voluntária das pessoas ao não uso dos carros para se locomover, utilizando transporte coletivo, bicicleta ou à pé.”

Acompanhe as atividades do G7 Ambiental no Instagram @g7ambiental