Biomedicina

Curso de Biomedicina realizou evento sobre como realizar cirurgia sem transfusão de sangue

- Ailma Varjão | jovem aprendiz Dep. Comunicação
Crédito: Arquivo UniRios Participantes durante evento on-line do UniRios.
Participantes durante evento on-line do UniRios.

A escassez de sangue nos hemocentros vem ganhando grande visibilidade, principalmente devido à pela pandemia de COVID-19. Fato que ocorreu não só no Brasil, mas também em diversos países.

A fim de contribuir para formação dos residentes de Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e profissionais que atuam nos bancos de sangue, a Coordenação do curso de Biomedicina do Centro Universitário UniRios ofereceu, no último dia 31 de maio, o Ciclo de Palestras do Projeto de extensão “Ações e Serviços de Educação em Saúde: Ciência e tecnologia a serviço da saúde humana”.

O evento aconteceu de totalmente on-line, memorando o tema “Escassez de sangue nos hemocentros: um caminho seguro é conhecer as estratégias clínicas e cirúrgicas para gerenciar o sangue do próprio paciente”, ministrados pelos palestrantes, Dr. Romilton Viana Machado, médico e cirurgião torácico; Jurandi Silva, membro da Comissão de Ligação com Hospitais de Maceió/AL – Colih Maceió e com o debatedor Danilo César Oliveira de Cerqueira, também membro da Colih Maceió.

Para o coordenador do curso de Biomedicina do UniRios, Ilton Palmeira, o evento promoveu a conscientização do uso racional das bolsas de sangue nos hospitais e, sem dúvidas, a explanação sobre a quastão das Testemunhas de Jeová e a transfusão de sangue, abordada por um dos palestrantes foi enriquecedora.  "Com certeza, nossos alunos foram estimulados a pensar fora da caixa no que se refere a transfusão de sangue, o uso racional dele e a questão ética quando se envolve a religião".