Consulta e-MEC
Dep. Comunicação

Ex-professora do UniRios é primeira indígena a se tornar Defensora Pública do Estado da Bahia

- dorisvan.oliveira

A ex-professora do Centro Universitário UniRios, Aléssia Pamela Bertuleza Santos, tomou posse na última segunda-feira (20) do seu cargo na Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, como a primeira defensora pública estadual indígena.

Integrante da comunidade Tuxá, do município de Rodelas, distante 115 quilômetros de Paulo Afonso, Aléssia usou um cocar durante a cerimônia. Na mesma solenidade, também foram empossados outros 20 defensores públicos, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-BA, em Salvador.

Além de ser formada em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cursou mestrado em Direito Público na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi professora de direito internacional e direito tributário no Centro Universitário do Rio São Francisco, UniRios.

Aléssia Bertuleza Santos foi aprovada em 7º lugar no VIII concurso para a carreira e teve a segunda maior pontuação do exame de arguição oral do certame.