Dep. Comunicação

UniRios torna-se ponto de referência na medição dos níveis das chuvas no centro de Paulo Afonso/BA

- G7 ambiental

O UniRios, por meio do Programa G7 Ambiental, e em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, instalaram um pluviômetro nas dependências do Centro Universitário com objetivo de monitorar e divulgar regularmente o índice pluviométrico do centro de Paulo Afonso/BA.

A atividade teve início em junho/22, com os primeiros resultados apontando para um volume acumulado de 38 milímetros de chuvas no referido mês, ou seja, em cada metro quadrado do centro choveu o equivalente a 38 litros. Para o Prof. Marcos Dantas “se tivéssemos um telhado residencial, medindo 15 x 8 metros, e com um sistema de captação de água das chuvas, no referido mês seria possível acumular em torno de 4.560 litros de água das chuvas.”

Esse monitoramento por pluviômetros foi implantado também em 7 (sete) comunidades da área rural de Paulo Afonso-BA (mapa 01), e para o Engenheiro Agrônomo e coordenador do projeto Arquimedes Farias, os dados que serão coletados no centro e na área rural permitirão obter parâmetros para a tomada de decisão, a princípio em três setores da economia: “no turismo (planejamento de eventos em determinados meses do ano), na construção civil (ex.: definição de drenos das vias públicas) e na agricultura (escolha das culturas a serem plantadas, em determinadas épocas do ano), além da mitigação dos impactos das secas e inundações, entre outros benefícios.”

Mapa 1 - Pontos de monitoramento das chuvas em Paulo Afonso-BA

Fonte: Earth.google - adaptado por G7 ambiental

Os dados pluviométricos de Paulo Afonso/BA serão disponibilizados mensalmente no Instagram @g7ambiental e outros canais de comunicação do Grupo Sete de Setembro e parceiros do programa.

By G7 Ambiental às julho 12, 2022