Consulta e-MEC
Direito

I Ciclo de Debates de Hermenêutica e Argumentação Jurídica marcou encerramento do 3º período de Direito

- Camila Cynara estudante de Direito | Dep. de Comunicação
Crédito: Reprodução Oradores condecorados como campeões do Ciclo de Debates.
Oradores condecorados como campeões do Ciclo de Debates.

Ocorreu durante o semestre letivo 2022.1 o I Ciclo de Debates de Hermenêutica e Argumentação Jurídica, organizado pelo professor Eloy Lago, docente da disciplina. Os debates consistem em um júri simulado entre os discentes dos III período do curso de Direito, onde também foram convidados, compondo a bancada de jurados, alunos e egressos da instituição.

Os discentes desenvolveram debates sobre casos que instigassem a hermenêutica em suas teses e fundamentação teórica, sendo discutidos o julgamento de Capitu, Édipo-Rei, Jezabel e Tiradentes. Os resultados demonstraram o grande empenho e preparo que tiveram em cada uma das temáticas, onde foi oportunizado para as equipes a chance de praticar a oratória e a escrita, por meio da produção de relatórios.

Além da pesquisa em equipe, alguns alunos puderam participar dos debates como mediadores voluntários, orientando as bancas de acusação e defesa e controlando seus momentos de fala. A aluna Valéria Guimarães Pionório Freire, que atuou como mediadora e também oradora, comentou: “Foi uma experiência incrível, na qual eu tenho certeza que muitos dos meus colegas gostariam de passar de novo. Agradeço ao professor Eloy e a monitora Camilla por terem nos auxiliado nessa jornada sem igual”.

O vice-líder da turma, Tauiro Marques Ribeiro, que também participou dos debates na posição de mediador, contou: “Foi muito bom estar como mediador. A pessoa está mais presa aos detalhes do debate e analisando de dentro. Como mediador, acho que fui bem, para mim o complicado era o tempo. Desde já agradeço ter sido escolhido, foi uma ótima oportunidade.”

Ao fim do Ciclo de Debates, aqueles que tiveram destaque em suas apresentações como oradores foram condecorados como campeões da atividade, tendo recebido medalhas por honra ao mérito, enquanto os demais discentes participaram do sorteio de três livros jurídicos.  Uma das alunas que recebeu a premiação, Liciane dos Santos Dias, afirmou: “As práticas jurídicas nos proporcionaram muito aprendizado, e além disso, o mestre Eloy, a monitora e os jurados promoveram uma condecoração para os Oradores Destaques. Felizmente tive o prazer de ser uma das premiadas e esse reconhecimento traz a mim e aos demais colegas a sensação de dever cumprido”, concluiu.