ProjetoPai Presente realiza marco de início das ações

- Dorisvan Lira e Wilma Nascimento | Dep. de Comunicação

O “Projeto Pai Presente” que tem como objetivo estimular o reconhecimento de paternidade de forma gratuita e sem a necessidade de ingressar com processo judicial realizou atividade como marco do início das ações.

No Fórum Adauto Pereira de Souza, em Paulo Afonso (BA), estiveram presentes autoridades judiciárias, professores do UniRios, representantes da sociedade civil e do poder público, assim como funcionários da entidade e estudantes universitário que atuam no projeto.

“Estamos realizando a primeira atividade referente ao projeto Pai Presente, onde vamos estar realizando oito audiências por dia destinadas a coleta de material genético para exames de DNA para ações de investigação de paternidade”, destacou a profa. Dra. Olívia Amaral, assistente jurídica do Núcleo de Prática Jurídica do UniRios, que é parceiro do projeto.

“Toda criança e adolescente merece ter um pai na certidão, ser reconhecida, ter afeto, a dignidade que são um dos principais direitos da criança”, pontuou Kelly Anne Brandão, presidente da comissão de direitos da família da OAB de Paulo Afonso.

Para a Dra. Janaína Medeiros, Juíza de Direito Coordenadora do CEJUSC Processual e da Vara da Infância e Juventude, o projeto em nível nacional foi abraçado pela comarca da Paulo Afonso. “As famílias interessadas procuram o NPJ do UniRios e são encaminhadas para serem atendidas pelo projeto, o que nos traz muita satisfação”, concluiu.

Estiveram presentes o coordenador do NPJ do UniRios, prof. Dr. Carlos Henrique Brandão, a secretária de Educação do município de Paulo Afonso/BA, Elza de Brito Alves Teixeira, a presidente da comissão de direitos da família da OAB de Paulo Afonso, Kelly Anne Brandão, advogados, advogadas da assessoria municipal pauloafonsina, estudantes de Direito do UniRios e colaboradores do Poder Judiciário.

Uma publicação compartilhada por UNIRIOS Centro Universitário (@unirios.oficial)