Psicologia

O Curso de graduação em Psicologia do UNIRIOS tem como objetivo geral: assegurar uma formação básica e consistente aos estudantes de Psicologia no que se refere ao conhecimento de processos psicológicos fundamentais; de métodos e técnicas envolvidas na investigação e na prática profissional do psicólogo; e de diferentes abordagens teórico-metodológicos coexistentes no atual momento de construção do conhecimento psicológico. Buscar-se-á, entretanto, que a apropriação desses conhecimentos esteja implicada com um
posicionamento crítico e reflexivo sobre o saber científico e comprometido com a transformação social e discernimento ético no trato de questões relativas a pessoas e à coletividade.

O curso visa favorecer a inserção dos graduandos em diversos contextos, tais como: instituições educacionais formais e outras práticas educativas, instituições de saúde e/ ou saúde mental e intervenções em outras instituições, na perspectiva das condições de trabalho, além do trabalho em comunidades. Nesse sentido, possibilita a aquisição de conhecimentos para a atuação com ênfases em Processos Clínicos e de Saúde, Processos Educativos e de Desenvolvimento-aprendizagem, desenvolve habilidades e competências para a análise, o diagnóstico, assessoria, orientação e planejamento de intervenções diversas.

As ênfases curriculares do Curso de Psicologia do UNIRIOS têm por objetivo tanto atender a formação generalista quanto possibilitar aprofundar competências gerais da formação básica. Além disso, estão voltadas para consolidar as competências que definem o perfil do aluno egresso e atendimento dos objetivos do curso.

Assim, de uma forma geral, espera-se que o egresso do Curso de Psicologia do UNIRIOS seja capaz de atuar na prática psicológica e na pesquisa, articulando os conhecimentos das ciências humanas, sociais e da saúde. Esse profissional deve levar em consideração questões concernentes à Psicologia enquanto ciência e profissão, o respeito pela ética e a multideterminação do ser humano, relacionando as dimensões biológica, social e histórico-cultural.

Características

Inscreva-se