
Sorrisos, ciência e inovação: V Encontro Cientifico de Odontologia no UniRios conecta saberes e transforma futuros
- João Gabriel | Dep. de Comunicação
Nos dias 23, 24 e 25, a coordenação do curso de Odontologia e o UniRios realizaram o aguardado Encontro Científico de Odontologia, em sua 5ª edição, com o tema norteador “Competências e desafios na odontologia moderna: do diagnóstico à reabilitação”. Tivemos três dias em que os nossos discentes puderam vivenciar a prática e ouvir vozes da experiência.
No nosso primeiro dia, tivemos uma programação voltada exclusivamente para os minicursos. Nossos alunos se envolveram em aulas com grandes especialistas sobre temas como clareamento dental, o papel do cirurgião-dentista, bioestimuladores de colágeno, terapia canabinoide, câncer bucal, entre outros assuntos de grande importância para a odontologia e que dialogavam com o nosso tema principal.
Já no segundo dia do encontro, nossa noite foi preenchida com a palestra do nosso orador Rafael Gama, cirurgião-dentista e especialista em implantodontia. Ele apresentou a palestra “Era digital na Odontologia: avanços e perspectiva”, trazendo as novas tecnologias que estão sendo utilizadas nas principais áreas da odontologia. Compartilhou um pouco da trajetória tecnológica da área e reforçou a importância de se utilizar equipamentos atualizados e estar sempre atento aos avanços das ferramentas disponíveis.
Fechando o evento, no terceiro dia, tivemos à tarde a apresentação dos trabalhos orais dos nossos alunos, que haviam feito a submissão anteriormente. Em 1º lugar, ficaram as alunas Maria Eduardda de Jesus Francisco e Letícia Maria Batista Rafael, com o trabalho “Retenção prolongada de dentes decíduos, conduta e implicações clínicas: relato de caso”. Em 2º lugar, a aluna Emilly Costa Fernandes de Macêdo, com o trabalho “A conexão cérebro-endodontia: como o tratamento endodôntico pode influenciar na saúde neurológica? – Revisão de literatura”. E, em 3º lugar, as alunas Suelayne Silva de Oliveira e Juliana Sousa de Nascimento, com o trabalho “Eficiência clínica das restaurações indiretas em resina composta na reabilitação estética de anteriores: uma revisão de literatura”.
Ainda na terceira e última noite do encontro, tivemos uma palestra com o cirurgião-dentista e especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, Demóstenes Alves. Ele apresentou o tema “Fraturas Mandibulares: diagnóstico, fixação e reabilitação”, cujas elucidações sobre esse tema tão relevante e presente na odontologia provocaram importantes reflexões em nossos discentes.
Finalizamos mais um Encontro Científico de Odontologia cientes do sucesso que foi. Tivemos casa cheia em todos os dias do evento. Agradecemos à coordenação do curso de Odontologia pelo apoio e organização, aos palestrantes que vieram celebrar esse evento conosco e aos nossos alunos, que participaram ativamente do encontro e puderam compartilhar momentos e experiências entre si.
O UniRios e a coordenação do curso de Odontologia mostram, mais uma vez, sua vontade, como instituição, de estabelecer um padrão de qualidade no ensino para seus alunos, buscando sempre a formação de profissionais com excelência.
Nos vemos no próximo Encontro Científico de Odontologia!